Grupo da Pastoral Sócio-Caritativa – Folha Informativa

O Grupo da Pastoral Sócio-Caritativa é constituído por voluntários da Comunidade Paroquial de S. Luís, em Faro, e exerce a sua atividade desde 1985.

Tem uma estrutura básica e quase informal, com coordenador nomeado pelo Pároco, secretário e tesoureiro escolhidos entre os seus membros.

A sua Atividade abrange quatro vertentes fundamentais:

Visitas ao domicílio quando solicitadas e justificadas;

Recepção, seleção e encaminhamento de roupa usada;

Recolha e distribuição de géneros alimentares;

Estudo e possível solução e encaminhamento de problemas surgidos no âmbito da Comunidade Paroquial.

Até 2007 colaborou com a Segurança Social no PCAAC ( Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados) e, desde dessa data, é uma das 80 Instituições em parceria com o Banco Alimentar do Algarve. Durante os últimos 10 anos organizou as campanhas anuais de recolha de alimentos na loja Modelo /Continente de Faro recebendo mensalmente do mesmo Banco géneros alimentares que, como Instituição intermediária, distribuiu a cerca de 35 famílias sinalizadas como carenciadas. Juntando os 244kg de alimentos partilhados pela Comunidade na Celebração Dominical e os 86kg de bacalhau e de azeite (= 336,00 €) comprados pelo Grupo, distribuiu, em 2016, 6929 kg de alimentos, num valor total de 7.200€.

Finalmente, vive de subsídios pontuais de um pequeno grupo de 4 pessoas, uma das quais emigrante nos Estados Unidos da América, e de apoios solicitados para casos concretos que surjam. Em 2016recebeu 650€ e, além da compra de bacalhau e de azeite já referida, prestou os seguintes apoios sociais:

Deslocações e alojamentos – 107,00€

Obtenção de documentos – 100,00€

Medicamentos – 38,00€

Colaboração com outras instituições – 110,00€

Pagamento de faturas de água e luz – 207,00€

O Grupo, com sala própria, além de colaborar com o Banco Alimentar do Algarve, fá-lo também com a Segurança Social, com a Cáritas Diocesana do Algarve, com a Câmara de Faro e com o Movimento de Apoio à Problemática da Sida.

Reúne ordinariamente no 3º sábado de cada mês, e, extraordinariamente, sempre que se justifique.

Já teve 15 elementos, contando atualmente apenas com 9, a saber: albertina Alves, Almerinda Pacheco, Carolina Marreiros, Edina Máximo, Graciete Negrão, Joana Virgínia, Leonor de Sousa, Luduvina de Fátima, Luís Henriques. Continua, impacientemente, aberto à entrada de novos elementos.