Home | Noticias | Fátima: Milhares de crianças encheram Santuário em dia de chuva, para peregrinação anual

Fátima: Milhares de crianças encheram Santuário em dia de chuva, para peregrinação anual

Participantes rezaram pela dignidade humana e a defesa da natureza

Fátima, 10 jun 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima recebeu hoje milhares de crianças, que enfrentaram a chuva para a sua peregrinação anual à Cova da Iria, este ano com o tema ‘Temos Mãe! Obrigado Jesus’, sob a presidência de D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga.

Os participantes na Missa internacional das 11h00 rezaram pela defesa da vida humana e sua dignidade, bem como pela proteção da natureza.

D. Nuno Almeida propôs, na sua homilia, uma oração particular pela conversão dos que “ferem a dignidade da vida humana”, pelos que poluem o meio ambiente, pelos que “não são honestos” na política, na economia ou no desporto, pelos que “vivem na hipocrisia ou indiferença” na Igreja Católica.

O presidente da celebração sublinhou a necessidade de cuidar do “dom sagrado e inviolável da vida humana”, do seu início até ao fim.

Falando diretamente às crianças, o bispo auxiliar de Braga pediu-lhes que agradeçam sempre pelas suas mães e participem na vida paroquial, porque a Igreja “também é mãe”.

O responsável convidou os presentes a repetir uma frase: “Tenho um lugar especial no coração de Nossa Senhora”.

No final da Missa desta manhã, no Recinto de Oração, cada uma das crianças recebeu um presente-surpresa do Santuário, anunciado pelo reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas: uma “carta” de Nossa Senhora aos participantes na peregrinação, com um “pequeno oratório” para rezar diante das imagens da Virgem de Fátima e dos santos Francisco e Jacinta Marto.

O programa da peregrinação começou na noite de hoje, sábado, com um momento celebrativo pelas 21h30 com a entrega de flores a Nossa Senhora e a recitação do terço.

Esta manhã foi feita uma encenação referente ao tema da peregrinação pelos alunos do Colégio de São Miguel, na Basílica da Santíssima Trindade, iniciativa que se repete às 15h00 e 16h00.

O texto dramático intercala” situações do dia-a-dia com momentos da vida da Virgem Maria, apresentados em paralelo com o testemunho de entrega dos santos Pastorinhos e com a Mensagem de Fátima”, explica a sala de imprensa do Santuário.

A encenação lembra a presença do Papa Francisco no Santuário, a 13 de maio de 2017, concretamente nas palavras que são o tema da Peregrinação das Crianças a Fátima: “Temos Mãe”.

A Peregrinação de 2018 foi precedida por uma campanha, lançada no mês de maio, que convidou cada criança elaborar um postal original para oferecer a Nossa Senhora.

Durante a Eucaristia, concelebrada por seis bispos e por 61 sacerdotes, houve uma pequena encenação, durante a Liturgia da Palavra, em que um carteiro trouxe por quatro vezes uma carta ao altar; paralelamente, explica o Santuário, as crianças puderam depositar nos diferentes marcos de correio, colocados a meio do Recinto os postais originais, com um desenho e uma legenda, que elaboraram durante o mês de maio.

Para além das inúmeras crianças provenientes da generalidade das dioceses portuguesas, incluindo regiões Autónomas, inscreveram-se no Santuário de Fátima 25 grupos oriundos de Portugal, Polónia, Espanha, Itália, Alemanha e Irlanda, num total de cerca de 150 mil peregrinos.

No final da celebração, D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima demonstrou a “grande alegria” que sentiu ao ver todas as crianças reunidas em torno da “Mãe Celeste” como “família”.

“Gostaria de poder saudar cada um de vós, mas como isso é impossível, abraço-vos a todos daqui com uma saudação, porque todos tendes um lugar especial no meu coração”, disse.

OC

Check Also

14 de outubro de 2018 – 28º Domingo do Tempo Comum Ano B

1. Na antiguidade houve escolas cujos membros ambulantes viajavam vendendo seus ensinamentos. Observavam as mudanças …