Fátima: D. António Moiteiro desafia peregrinos a «caminhar juntos»

Bispo de Aveiro preside às celebrações do 13 de setembro, na Cova da Iria

Fátima, 12 set 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro presidiu hoje à celebração noturna da peregrinação internacional do 13 de setembro, no Santuário de Fátima, convidando os participantes a “caminhar juntos”, ao encontro dos outros

“Peregrinar, caminhar juntos, leva-nos a sair de nós próprios e a abrirmo-nos aos outros, escutando-os e partilhando a própria existência, com o espírito missionário e sinodal que se espera hoje da Igreja”, disse D. António Moiteiro, na Cova da Iria.

A intervenção, divulgada pelo Santuário de Fátima, lembrou a próxima realização do Sínodo dos Bispos e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023.

“Confiando-nos ao cuidado materno de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que esta Peregrinação seja ocasião para o louvor, estímulo para, corajosa e alegremente, nos abrirmos à vontade de Deus e para a realização da nossa mudança de vida”, desejou.

O bispo de Aveiro apresentou a figura de Maria como “a imagem e o modelo da Igreja discípula missionária, Igreja em saída”.

A Celebração da Palavra, que se seguiu à recitação do Rosário e à Procissão das Velas, marcou o início desta peregrinação de setembro, que mantém as regras de segurança e acolhimento em vigor no Santuário de Fátima, por causa da pandemia de Covid-19.

As celebrações são transmitidas em direto pelos meios de comunicação social e digital do Santuário de Fátima, em www.fatima.pt.

Esta segunda-feira, o programa começa à 09h00 com a recitação do terço internacional; segue-se a Missa, às 10h00, e a Procissão do Adeus.

Na Cova da Iria estão quatro grupos de peregrinos estrangeiros: dois de Espanha, um oriundo de Malta e um da Polónia.

OC

Check Also

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude voltam em outubro ao Algarve, ao fim de 11 anos

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz e o ícone de …