Fátima: Curso Geral de Catequistas dedicado à «Catequética» e «Pedagogia da Fé»

Iniciativa decorre até 29 de agosto

Leiria, 21 ago2016 (Ecclesia) – O Centro Catequético das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vai dinamizar de hoje a 28 de agosto uma semana de formação no Curso Geral de Catequistas, com as disciplinas de Catequética e Pedagogia da Fé, em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Serviço da Catequese da Diocese de Leiria-Fátima, que é parceiro na realização do Curso Geral de Catequistas, informa que a disciplina de Catequética, é da responsabilidade do padre José Henrique (diretor do serviço diocesano), e a de Pedagogia da irmã Isolinda Tavares.

A formação destina-se aos catequistas, “de todas as dioceses que queiram participar”, que tenham concluído o Curso de Iniciação e “possuam alguma experiência em catequese”.

Os formandos vão realizar também trabalhos práticos de catequese, além da formação espiritual através da “vivência dos momentos de oração e celebração”.

A organização, as Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e o Serviço da Catequese da Diocese de Leiria-Fátima – informam que as inscrições terminam a 15 de julho.

O curso intensivo é realizado em duas etapas, de sete dias cada, em dois anos consecutivos e em 2017 vão ser lecionadas as disciplinas de Psicologia Evolutiva e Doutrina (formação bíblico-teológica).

Como objetivos, os promotores do Curso Geral de Catequistas pretendem “ajudar” os catequistas a aprofundarem a fé e a sua formação inicial, bem como, proporcionar uma preparação geral para o “desempenho adequado da sua missão na Igreja”.

O comunicado informa ainda que faz parte da formação um “tempo de estágio” sob a orientação do Secretariado Diocesano da Catequese a que cada catequista pertence.

CB