Faleceu a irmã Teresa do Menino Jesus, uma das fundadoras do Carmelo algarvio

Faleceu ontem, 23 de agosto, a irmã Teresa do Menino Jesus e Maria Imaculada, da comunidade algarvia das Carmelitas Descalças, uma das fundadoras do Carmelo algarvio.

A religiosa, de 87 anos, natural de Espinho, fez a primeira profissão a 2 de fevereiro de 1964 e a profissão solene três anos mais tarde, a 2 de fevereiro de 1967, ambas no antigo Carmelo do Porto.

A irmã Teresa do Menino Jesus foi uma das nove irmãs carmelitas que esteve na fundação do Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão (concelho de Faro), a 13 de julho de 1976.

“A irmã Teresinha foi uma carmelita que atingiu uma grande maturidade humana e espiritual. Seguindo a escada da santidade pela simplicidade e pelo caminho da infância espiritual, que aprendeu com a Padroeira da Missões que lhe ofereceu o nome religioso (Santa Teresinha do Menino Jesus), foi crescendo cada vez mais na fé pura em Jesus Ressuscitado e num grandíssimo amor pela Igreja”, refere ao Folha do Domingo a madre do Carmelo Descalço algarvio.

A irmã Lúcia Maria acrescenta que a religiosa agora falecida “tinha grande zelo em oferecer toda a sua vida pela salvação de todos e rezava muito especialmente pelos sacerdotes”. “Na Comunidade, foi sempre uma «coluna», sempre muito amiga de ajudar em tudo, de dobrar a sua vontade para o melhor bem de todas; sempre generosa e muitíssimo alegre. Era ela a Irmã que preparava as festas da Comunidade, típicas da alegria teresiana”, prossegue.

Aquela responsável lembra ainda que a irmã Teresa “elaborou inúmeras peças de teatro lindíssimas, cheias de encanto e valor espiritual, assim como fez muitíssimas outras graciosas e cómicas”. “Além disso, era uma grande poetisa, tendo chegado a receber prémios. Foi e é uma grande amiga, uma belíssima filha de Santa Teresa de Jesus e de São João da Cruz! Deixa-nos muitas saudades, mas temos a certeza que, no Céu, continua a ser a nossa irmã Teresinha que intercede e ama a todos com o amor de Jesus”, conclui.

A celebração das exéquias terá lugar amanhã, 25 de agosto, pelas 11h, no Mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo.

Como acontece com todas as religiosas daquela comunidade, a irmã Teresa do Menino Jesus ficará sepultada no cemitério do próprio mosteiro carmelita.

 

Fonte: https://folhadodomingo.pt

Check Also

Celebração Mariana do Terço na Paróquia de São Luís em Faro

Vamos celebrar, todos, como momento especial e comunitário de homenagem à Mãe do Céu. Seguindo …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.