Ensino: Igreja alerta para «sinais de violência» na escola e nas famílias

Semana Nacional da Educação Cristã vai celebrar-se de 20 a 27 de setembro

Lisboa, 08 set 2015 (Ecclesia) – A Igreja Católica alertou hoje para os “crescentes sinais” de violência que se encontram na vida nas escolas e famílias em Portugal, apelando a uma cultura de “misericórdia”, na linha das propostas do Papa Francisco.

“Se olharmos para a atual realidade, para o ambiente social que nos envolve e para a cultura que nos influencia, deparamo-nos com crescentes sinais de violência nas escolas, nas famílias e entre grupos”, assinala a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, numa nota intitulada ‘Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia’.

O documento, enviado à Agência ECCLESIA, destina-se à celebração da Semana Nacional da Educação Cristã, que este ano decorre entre os dias 20 e 27 de setembro.

“Deparamo-nos igualmente com gestos de agressividade, de intolerância e de indiferença que destroem as relações entre as pessoas”, alertam os bispos, para quem a sociedade não pode ficar entregue a estas formas de comportamento.

Nesse sentido, sustentam que “é o estilo de misericórdia e não o de violência que vai ao encontro dos anseios e desejos profundos do coração humano”.

A nota da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé recorda o “contributo fundamental da fé” para o desenvolvimento “harmonioso” das pessoas e para a promoção da “paz e do amor” na família e na sociedade.

“A misericórdia gera no cristão um modo diferente de ser e de agir no contexto da cultura atual: face a um clima de indiferença, a fé cristã propõe a atenção, o cuidado e o serviço mútuos; perante o individualismo, a relação cordial e a ajuda fraterna; contra a agressividade, a bondade; diante da discriminação, o acolhimento sem distinção de pessoas; em vez da violência e da vingança, o perdão e a paz”, pode ler-se.

Os bispos sublinham o papel desempenhado pela Escola Católica e a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na “construção da comunidade educativa”, onde se faz a experiência da “relação de amizade e respeito pela dignidade e pelas diferenças”.

A três meses do início do Ano Santo Extraordinário, o Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, a nota conclui-se com o desejo de que as famílias, as comunidades e as escolas procurem “tornar-se um lugar de educação para a misericórdia”.

OC

Fonte: ww.ecclesia.pt