Edições Salesianas realizam formação no Algarve sobre novo itinerário catequético

As Edições Salesianas vão realizar no Algarve uma ação de formação para catequistas e animadores de grupos de jovens sobre o Ligações’, o novo projeto daquela editora, anunciado em junho e lançado este mês, que visa “contribuir para a atualização da catequese” em Portugal.

O encontro terá lugar no dia 7 do próximo mês de outubro, no salão da paróquia de São Luís, em Faro, entre as 10h e as 17h, e os interessados em participar deverão formalizar a sua inscrição através do e-mail psaopedrofaro@gmail.com.

A editora explica que o novo itinerário de educação à fé “foi desenhado de raiz” “a pensar nas crianças e jovens de hoje” com consciência dos “desafios postos pela cultura contemporânea”.

Os autores do projeto editorial referem ainda que o mesmo pretende “que catequizandos, catequistas, famílias e paróquias possam fazer uma catequese renovada, capaz de acompanhar os mais novos a uma fé adulta e feliz”. “A partir dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica, o ‘Ligações’ propõe uma caminhada de fé assente nas seguintes opções educativas: Importância do grupo como experiência do ser Igreja; Reuniões dinâmicas; Propostas que conduzem à intimidade com Deus; Aprofundamento e meditação da Palavra; e Expressão de fé «fora de portas», nas «periferias do quotidiano»”, acrescentam.

A editora realça que o “projeto inovador para conhecer, celebrar e viver a fé” “é compatível com as propostas existentes no mercado”, “visto que o ‘Ligações’ tem em conta a tradição da catequese dos últimos 30 anos”. “É perfeitamente possível às comunidades articular estes materiais com os catecismos que existem atualmente no mercado ou até com outros itinerários bíblicos que algumas paróquias têm criado por sua iniciativa”, clarifica o padre Rui Alberto, coordenador do projeto.

O salesiano refere que “hoje os tempos para assumir a fé são mais longos”. “É-se adolescente e jovem até mais tarde, e não vale a pena fingirmos que isso não interfere na forma como nos relacionamos e aprendemos”, complementa.

Desenvolvido em 12 anos, divididos em quatro fases , o ‘Ligações’ chegará ao mercado de forma faseada. Este mês estão a ser lançados os materiais catequéticos para o , e 10º anos.

Fonte:https://folhadodomingo.pt