Home | Noticias | Ecumenismo: Diocese do Algarve em peregrinação à Comunidade de Taizé

Ecumenismo: Diocese do Algarve em peregrinação à Comunidade de Taizé

Faro, 01 ago 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que, ao todo, quase 150 jovens e adultos vão peregrinar em agosto até à Comunidade Ecuménica francesa de Taizé, divididos em dois grupos.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ adianta que o primeiro grupo, com cerca de 55 pessoas, parte do Algarve esta sexta-feira.

O programa da viagem inclui a passagem pelo Santuário de Lourdes, em França, e a estadia em Taizé é de 5 a 12 de agosto.

A viagem é organizada pela comunidade de São Paulo, da Paróquia de São Pedro de Faro, integra pessoas de outras paróquias algarvias como Ferreiras.

A comunidade ecuménica francesa, a cerca de 390 quilómetros a sudeste de Paris, vai receber um segundo grupo da Diocese do Algarve que começa a viagem a 10 do próximo mês, em dois autocarros com 85 elementos das paróquias de Aljezur, Bensafrim, Lagos, Monchique, Odeceixe, Portimão, Quarteira, São Luís e São Pedro de Faro.

Um grupo interdiocesano com algumas pessoas da Diocese de Beja e três do Funchal, e a rota inclui a passagem por Barcelona, numa paragem de nove horas.

A estadia na comunidade monástica é na semana de 12 a 19 e o organizador, João Cabral, desde 1999 que dinamiza estas viagens.

O jornal ‘Folha do Domingo’ contextualiza que a ligação da diocese à comunidade francesa “remonta à realização do Concílio de Jovens”, na década de 70 do século passado.

A comunidade de Taizé conta com mais de 100 irmãos, de várias nacionalidades e igrejas cristãs, onde se encontra um monge português, e foi fundada a 20 de agosto de 1940, em plena Segunda Grande Guerra Mundial, por Roger Schutz (1915-2005), então jovem pastor protestante suíço, de 25 anos, para acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães, e a procurar a reconciliação entre as pessoas.

Das diversas iniciativas organizadas pelos monges no período estival do verão destaca-se a semana especial de reflexão exclusiva para jovens adultos dos 18-35 anos com oração, reflexão bíblica, workshops temáticos e fóruns e pequenos grupos de partilha, de 19 a 26 de agosto.

Já no final do ano, o 41.º Encontro Europeu de Jovens promovido pela comunidade vai decorrer na cidade de Madrid, entre 28 de dezembro e 1 de janeiro de 2019.

CB

Check Also

14 de outubro de 2018 – 28º Domingo do Tempo Comum Ano B

1. Na antiguidade houve escolas cujos membros ambulantes viajavam vendendo seus ensinamentos. Observavam as mudanças …