É tempo de seguir em frente

Por melhores ou piores que sejam os tempos, queiramos ou não, nunca permanecemos. A vida é uma longa viagem onde não há paragens. Há paisagens que duram, mas nunca ficamos no mesmo lugar por mais do que um passo.

Como cada um de  nós faz o seu caminho, importa que tenhamos algumas ideias claras sobre aquilo que devemos considerar a cada momento. Afinal, a decisão de manter o rumo ou de o mudar é algo a que respondemos todos os dias. Ainda que alguns julguem que, por manterem tudo na mesma, isso lhes retira a responsabilidade.

Devemos escutar os outros, os que nos criticam, ainda que de formas que podemos considerar pouco macias e mal-intencionadas. Faz sentido tentar compreender se na raiz do que dizem há uma semente nossa. Algo que tenhamos feito e que… foi errado.

Há pessoas que, com as suas palavras, querem apenas destruir-nos. Mas também há quem já tenha esgotado as suas subtilezas e os argumentos macios alertando-nos para algo que nos é prejudicial…

É estranho ter de admitir que há pessoas que conhecem partes de nós melhor do que nós mesmos.

Na hora de refletir sobre os melhores projetos para os dias que esperam por nós, é bom meditar se há, ou não, críticas a que devemos dar a devida importância e, talvez, aperfeiçoarmo-nos.

Que nunca o egoísmo, o orgulho ou a vaidade nos ceguem.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: José Luís Nunes Martins

Check Also

Só os humildes chegam a ser grandes

Muitos querem ser grandes, mas poucos se dispõem a fazer o que é necessário para …