Dois santos para entender o Papa Francisco

São duas vidas gastas pela Igreja Católica as que no dia 14 de outubro chegam ao reconhecimento universal da santidade: o Papa Paulo VI e D. Oscar Romero. Figuras de referência do século XX, na transformação das comunidades católicas, tanto no centro, o Vaticano, como nas periferias, simbolizadas pela luta em favor do povo de El Salvador.

Simbolicamente, é o Papa Francisco a determinar a canonização de dois homens da Igreja que servem como referência a várias opções do atual pontificado. Decidiu fazê-lo durante o Sínodo dos Bispos dedicado às novas gerações, com a presença de bispos de todo o mundo.

A biografia divulgada pelo Vaticano, aquando da sua beatificação, referia que Paulo VI sofreu muito por causa das crises que afetaram repetidamente o corpo da Igreja, durante a sua vida, tendo respondido com uma corajosa transmissão da fé, garantindo a solidez doutrinal num período de mudanças ideológicas.

D. Oscar Romero, arcebispo de El Salvador, foi morto a tiro em 1980, às mãos da junta militar que dominava o país; foi beatificado como “mártir” da fé católica a 23 de maio de 2015. Nos três anos em que serviu as comunidades católicas da capital de El Salvador, o arcebispo Romero denunciou a repressão do regime militar e da violência praticada pelos esquadrões da morte. Foi morto porque escolheu a perspetiva da Igreja Católica, atenta à paz, à justiça e à verdade evangélica.

“Não matarás! É terrível. Oxalá me ouvissem homens que têm as mãos sujas. São muitos, infelizmente, porque também é homicida o que tortura. Ninguém pode levantar a mão contra outro homem, porque o homem é imagem de Deus”

D. Oscar Romero

“Desde este centro católico romano não há ninguém, em princípio, a que não possamos chegar; Por princípio, todos podem e devem ser atingidos. Para a Igreja Católica, não há ninguém que seja estranho, ninguém está excluído, ninguém está longe. Esta saudação universal, dirigimo-la também, finalmente, a vós os homens que não nos conheceis; homens que não nos compreendeis; e também a vós os homens que, talvez pensando proceder bem, estais contra nós! Uma saudação sincera, uma saudação discreta, mas cheia de esperança; e hoje, acreditai, cheia de estima e de amor”

Homilia do Papa Paulo VI na clausura do Concílio Vaticano II

 

Fonte: Octávio Carmo, Agência ECCLESIA

 

 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.