Dois institutos religiosos femininos deixam o Algarve após 46 anos de serviço

Após 46 anos de serviço, as irmãs Carmelitas Missionárias e as irmãs Franciscanas Missionárias de Maria vão deixar o Algarve.

Corria o ano de 1977 quando ambos os institutos religiosos femininos vieram para a diocese.

A Comunidade de Betânia em Faro das Carmelitas Missionárias teve ereção canónica por decreto de 24 de setembro de 1977 e início em novembro do mesmo ano. Por influência do então bispo do Algarve, D. Ernesto Costa — que entrara na diocese no final do mês de maio daquele ano e que já conhecia de Moçambique o instituto — a portuguesa irmã Maria da Glória Pinto rumou de Viana do Castelo pela primeira vez a Faro, acompanhada da também portuguesa irmã Carmen Ferreira (mais conhecida como irmã Carmela) e das espanholas irmãs Maria Del Carmen Mutiloa Muguerza, Diomedes Coslado e Imaculada Cabrera, o grupo das fundadoras da comunidade algarvia.

Ao longo deste quase meio século colaboraram com as paróquias do concelho de Faro, particularmente as da cidade e dentre estas, de forma especial com a de São Luís, na área da qual ficaram sedeadas, primeiro na rua dos Bombeiros Portugueses (no mesmo prédio onde funcionou a antiga cooperativa do leite) e depois na rua Dr. José Filipe Alvares (perto do Campus da Penha da Universidade do Algarve), onde permanecem.

Dedicaram-se nos primeiros tempos ao trabalho na Caritas Diocesana com os retornados das ex-colónias portuguesas, concretamente no seu acolhimento e integração, e posteriormente à catequese de crianças, jovens e adultos, à orientação de grupos e acompanhamento espiritual de idosos, à pastoral social, ao ensino do segundo e terceiro ciclos. Trabalharam também nos Secretariados da Pastoral Juvenil, Pastoral Vocacional e do Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve e no Movimento dos Convívios Fraternos.

A irmã Carmen Muguerza também trabalhou durante mais de 30 anos como diretora técnica na Casa de Santa Isabel, instituição em Faro que acolhe meninas em risco dos 3 aos 18 anos e que conta também com as valências de creche e pré-escolar.

Deixarão agora a diocese a irmã Leonor Bernardino, algarvia, que regressou ao Algarve pela última vez em 2016; a irmã Maria Rosário Graça, também algarvia, que veio no final de 2020; e a irmã Isilda Leal, que esteve no Algarve por diversas vezes, tendo regressado a última vez em 2021.

As Franciscanas Missionárias de Maria, com o encerramento da Comunidade Estrela do Mar, em Porches, fundada em 1977 pelas irmãs Esperança Azevedo, Antónia Monteiro, Maria Ludovina Seixas, Luísa Gonçalves e Alzira Mamede, deixam também o Algarve. Esta era a última comunidade daquele instituto presente na diocese, após o encerramento em 2011 da comunidade de Martim Longo, criada em 1983, e em 2014 da comunidade de Odiáxere, criada em 1998.

Ao longo deste quase meio século de presença no Algarve, as religiosas franciscanas dedicaram-se ao apoio aos mais idosos que permaneceram na serra algarvia, mas também à catequese de crianças, jovens e adultos e no apoio a pessoas carenciadas, prepararam, acompanharam e apoiaram também mais de uma dezena de voluntários que realizaram experiências de missão em países africanos.

Em maio, a irmã Angelina Sousa, que também foi enfermeira no Centro de Saúde e antigo Hospital de Lagoa, deixou a comunidade de Porches ao fim de 43 anos de serviço. Só por aquela comunidade das Franciscanas Missionárias de Maria passaram 19 religiosas. Restam as irmãs Lurdes Farinha, que veio para o Algarve em 2016, e Ana Maria dos Santos, que tinha vindo em 2020.

A Diocese do Algarve contava em 2000 com o serviço de 20 comunidades de 15 institutos religiosos femininos. Agora ficará a contar com nove comunidades de nove institutos religiosos femininos.

No fim de semana de 6 e 7 do passado mês de maio, a paróquia de Porches e a Junta de Freguesia homenagearam a irmã Angelina Sousa e despediram-se, agradecidas, das Franciscanas Missionárias de Maria.

No próximo dia 4 de julho será celebrada uma Eucaristia de agradecimento pelas irmãs Carmelitas Missionárias, pelas 19h, no Seminário de Faro.

Fonte: https://folhadodomingo.pt