Dioceses do sul promovem formação sobre enquadramento da EMRC na autonomia e flexibilidade curricular

As dioceses do Algarve, Beja e Évora vão promover uma ação de formação conjunta que irá refletir sobre o enquadramento da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na autonomia e flexibilidade curricular.

A iniciativa interdiocesana, que reunirá os professores daquela disciplina das três dioceses, terá lugar no próximo fim de semana, 23 e 24 de fevereiro, no Centro Social e Pastoral da Diocese do Algarve, em Ferragudo, e será promovida em colaboração pelos secretariados das três dioceses na área da pastoral escolar.

A formação irá “analisar os documentos de referência da autonomia e flexibilidade curricular” – nomeadamente o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, homologado pelo Ministério da Educação em julho de 2017 e que entrou em vigor em julho do ano passado, e os decretos-lei de 54/2018, de 6 de julho, e 55/2018, de 6 de julho –, tendo em conta os desafios que se colocam à disciplina de EMRC.

No caso do primeiro decreto-lei será identificado o que traz de novo relativamente à educação inclusiva. Em relação ao segundo serão abordados os princípios, os pressupostos e as orientações.

Relativamente ao novo perfil do aluno, que o Governo associou como um dos instrumentos para a execução da flexibilização curricular, será analisado qual o contributo da EMRC.

A formação tem ainda como objetivos “planificar com base nas aprendizagens essenciais de EMRC” e, de acordo com estas e com o novo perfil do aluno, “ponderar critérios de avaliação”.

O encontro visa ainda “fomentar o trabalho colaborativo na construção de materiais essenciais à lecionação da EMRC, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular” e “partilhar experiências e práticas”.

Fonte: https://folhadodomingo.pt