Diocese do Algarve peregrina a Lisboa para trazer parte das relíquias do padroeiro S. Vicente

No dia 21 deste mês, uma representação da Diocese do Algarve, presidida pelo bispo do Algarve, irá em peregrinação ao Patriarcado de Lisboa buscar parte das relíquias pedidas de São Vicente, patrono comum.

D. Manuel Quintas tinha anunciado no passado mês de novembro que a diocese algarvia tinha pedido ao Patriarcado de Lisboa a cedência de parte das relíquias do diácono e mártir do século IV e que as duas entidades tinham chegado a um entendimento que disse ser também “sinal de comunhão eclesial”.

O pedido foi dirigido no contexto das celebrações comemorativas dos 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente à capital. Em missiva enviada ao Patriarcado de Lisboa, a Diocese do Algarve disse estar “a seguir com vivo interesse as celebrações promovidas pelo Cabido da Sé de Lisboa, alusivas à chegada das Relíquias de São Vicente a Lisboa que, por ordem de D. Afonso Henriques, foram levadas por mar desde Sagres, há 850 anos, segundo rezam as crónicas, para, entre outros motivos, dar coragem aos seus soldados na reconquista do território que constitui hoje Portugal, o que só viria acontecer em meados do século XIII (1249) com D. Afonso III”.

A diocese algarvia acrescentou ser “motivo de grande alegria” a cedência de uma relíquia, explicando que a presença da mesma na sua catedral teria como objetivo “venerar e invocar ainda mais a proteção de São Vicente” e imitá-lo “como modelo de fé e de testemunho cristão”. O bispo diocesano acrescentou que o gesto em causa poderá “fortalecer a fé e o testemunho do povo cristão algarvio”, inclusive dos cristãos da Igreja Anglicana, que assumiram São Vicente como patrono da sua Capelania no Algarve” e com os quais a Diocese do Algarve mantém, “desde há muito, uma relação fraterna de grande proximidade”, inclusive disponibilizando-lhes uma das suas igrejas para a celebração do seu culto dominical.

No dia 21 de janeiro, os algarvios partirão de autocarro de Loulé às 8h30 com destino à Sé de Lisboa, mas antes celebrarão a Eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, no Santuário do Cristo Rei e visitarão a zona de São Vicente de Faro. Às 16h participarão na celebração solene de vésperas na Sé de Lisboa, em que receberão parte das relíquias que serão, depois da celebração, trasladadas para a Sé de Faro.

“Há um programa espiritual que está a ser elaborado para se valorizar a presença das relíquias na nossa diocese”, adiantou ao Folha do Domingo o cónego Carlos de Aquino, lembrando que aquela parte dos restos mortais de São Vicente será depositada na capela das relíquias da catedral algarvia.

São Vicente é, simbolicamente, representado com uma barca e um corvo, representação essa baseada na tradição de que em 1173 as suas relíquias foram conduzidas numa barca desde o Cabo de São Vicente, no Algarve, para Lisboa, a mando de D. Afonso Henriques e veladas durante todo o trajeto por dois corvos.

Também aparece representado com palma, que simboliza o martírio, e evangeliário. São Vicente ou São Vicente de Saragoça, também conhecido por São Vicente de Fora (Lisboa), foi martirizado em Valência no início do século IV (crê-se que no ano de 304) durante as perseguições do imperador romano Diocleciano contra os cristãos da Península Ibérica. O seu cruel martírio até à morte foi devido, segundo a tradição, à sua recusa em oferecer sacrifícios aos deuses do panteão romano.

Segundo a tradição, os restos mortais de São Vicente foram conduzidos, durante a progressiva ocupação muçulmana do sul peninsular, até ao cabo que viria a assumir o seu nome e a transformar-se, durante vários séculos, em lugar de peregrinação. As comunidades moçárabes existentes no Algarve, constituídas por cristãos que conseguiram organizar-se sob o domínio muçulmano, encontraram no testemunho de São Vicente, coragem e alento.

D. Francisco Gomes do Avelar proclamou, em 1794, São Vicente como padroeiro principal da Diocese do Algarve.

Fonte: https://folhadodomingo.pt