DIFICULDADES DA FÉ

Acreditar não é fácil, às vezes é terrivelmente exigente e doloroso. É verdade que a fé é um suporte, uma ajuda, uma força que nos estimula a viver, a amar, a esperar, a ver as pessoas e os acontecimentos com os olhos de Deus, à luz do mistério Pascal. Quem vive da fé, sofre menos, ou sofre melhor, porque sabe ver tudo doutro modo, até a dor, a cruz, a morte. Quem vive da fé, pode saborear doutro modo as alegrias, os bens deste mundo, tudo o que é passageiro.

Mas viver da fé é um risco, pois acreditar no divino nem sempre é fácil. Os mistérios, as realidades, as próprias dores e alegrias, ultrapassam-nos. O que não vemos com os olhos humanos, não apalpamos, não meditamos, exige de nós um salto fora dos critérios, das contingências humanas. Salto difícil, pois temos a sensação de cairmos no abismo. Mas é só sensação provocada pelo humano, nascida da incredulidade. O viver da fé é construção sobre a rocha firme, sólida, bem alicerçada e é, sem dúvida, o que nos pode apaziguar, dar gosto de viver, lançar-nos na realização própria com entusiasmo, dar-nos uma dimensão apostólica bem vinculada ao Evangelho e portanto, eficaz e frutuosa.

Acreditar como o Pai Abraão que «pela fé ao ser chamado, obedeceu e partiu para uma terra, que havia de receber por herança; e partiu sem saber para onde ia», é graça a ser pedida a Deus, que é o Deus fiel. Acreditar com a fé de Abraão que não recusa a Deus o seu filho único, é dom do alto a pedir com humildade, com perseverança.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.