Dia Mundial dos Pobres: Cáritas Portuguesa lança campanha de Natal

35% dos fundos vão apoiar vítimas dos fogos florestais

Lisboa, 19 nov 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa lançou hoje, pelo 15º ano consecutivo, a campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, focada no apoio a pessoas fragilizadas e, este ano, às vítimas dos incêndios florestais.

A operação arrancou publicamente, em 2017, por ocasião do I Dia Mundial dos Pobres, que foi assinalado em Lisboa por várias organizações católicas e personalidades públicas.

“Num momento único em que várias personalidades, como o selecionador nacional Fernando Santos, a deputada Maria da Luz Rosinha e o cantor Carlos Alberto Moniz, se juntaram a dezenas de outros participantes para assinalar o Dia Mundial dos Pobres, a Cáritas Portuguesa reforça a mensagem ao lançar a sua campanha mais icónica de angariação de fundos para auxílio dos mais necessitados”, refere um comunicado da instituição.

Durantes os meses de novembro, dezembro e início de janeiro vai ser possível adquirir uma vela, pelo valor simbólico de 1 euro, ou de um pack de 4 velas por 4 euros, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia de supermercados Pingo Doce, que se mantém como parceiro da Cáritas Portuguesa.

“Quisemos assinalar condignamente o Dia Mundial dos Pobres para chamar a atenção para a necessidade de encararmos o flagelo social causado pela pobreza” explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

“Não havia momento melhor para lançarmos a nossa campanha de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, que procura ser um contributo para que a Paz esteja no centro das nossas vidas e seja promotora de uma sociedade mais justa”, acrescenta, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.

65% do total de verbas recolhidas com a venda das velas vai reverter para cada Cáritas Diocesana e para os seus projetos nacionais; 35% irá apoiar as vítimas dos fogos dos últimos meses na região centro do país.

Em 2017, a Cáritas Portuguesa associa-se ao Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português na vivência da iniciativa “Luz da Paz de Belém”.

“Escuteiros de diferentes países da Europa e de outros continentes distribuem a Luz da Paz, acesa todos os anos na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém. E depois a fazem chegar aos seus respetivos países, partilhando com as suas comunidades uma mensagem de Paz, Amor e Esperança”, explica a nota informativa.

Em parceria e esforço conjunto das Juntas Regionais do CNE e das Cáritas Diocesanas, a Luz “continuará o seu percurso de partilha e chegará às instituições, casas, famílias e a cada um”.

“Gostava de deixar o apelo para que, na Noite de 24 de dezembro, acendêssemos todo uma destas velas e a colocássemos junto a uma janela, como símbolo do desejo e compromisso efetivo de construir a Paz no Mundo”, conclui Eugénio Fonseca.

Mais informações em www.caritas.pt/estrelas.

OC