De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu?

Entre 14 e 21 de Abril, decorre a semana de Oração pelas Vocações. Assinalar a data

não é só dar importância ao assunto, não é só reforçar a necessidade da oração para esta causa, mas é sobretudo um alerta e um despertar para a realidade das vocações na vida da Igreja e na vida de cada discípulo de Jesus, no contexto global do projeto de Deus.

Por isso, a prioridade é trazer a questão para o nosso dia a dia, para as nossas conversas, para as nossas catequeses, para as nossas celebrações, para a nossa pastoral. Não pode ser matéria tabu, ou apenas da exclusividade de alguns, ou então preocupação para um dia ou para uma semana. Daí a escolha do lema sugerido, a partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco aos jovens, “Cristo vive”, no nº 286:“Para quem sou eu?”

Antes de nos interrogarmos em relação ao presente —“Quem sou eu?”—interroguemo-nos quanto ao futuro: “Para quem sou eu?”. Deus quer que sejamos para Ele, mas quer também que sejamos para os outros. Assim se entende que as qualidades, as inclinações, os dons e os carismas, não são apenas para nós, mas também para os outros. Tudo o que é recebido, quando guardado, acaba por nos aprisionar, tende a isolar-nos e torna-nos infecundos.

Este ano, a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, avançou com a proposta deste lema, antes da divulgação da Mensagem do Santo Padre para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Os materiais oferecidos foram preparados em colaboração generosa como Secretariado das Vocações da Diocese de Viana do Castelo, a quem muito agradecemos. A Mensagem do Papa Francisco: “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”, ressalta a diversidade dos carismas e a importância da oração. Será sempre um suporte, não só para o IV Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor, mas para alimentar a coragem dos jovens em deixar-se cativar por Jesus e a confiar-lhe as suas questões mais profundas, ao longo de todo o ano, respondendo à pergunta: “Para quem sou eu?”.

Se a questão das vocações estiver na ordem do dia, nenhum de nós se sentirá excluído em ser semeador de esperança e construtor de paz, no ambiente em que habita e no estado devida em que se encontra.

Que Maria, a Senhora das vocações, nos conceda a paixão pela vida e a coragem de nos envolvermos no cuidado amoroso daqueles que vivem ao nosso lado.

ORAÇÃO

Maria, Senhora da Visitação,

Ajuda nos a levantar, a despertar do sono,

a sair da indiferença,

a abrir as grades da prisão

em que por vezes nos encerramos.

Como Tu em relação a Isabel,

Dá nos a coragem de nos pormos a caminho,

para sermos peregrinos da esperança.

Como Tu em Nazaré,

Dá nos a serenidade para sermos construtores da paz.

Que no ambiente em que habitamos

e no nosso estado de vida,

possamos comunicar boas novas de alegria

e gerar vida nova.

Maria, Senhora da escuta,

permite que o nosso coração se deixe questionar:

“Para quem sou eu?”

Maria, Senhora das vocações,

Acolhe nos a todos,

para que ninguém se sinta excluído

e, como Tu, cada pessoa possa dar

uma resposta generosa e apaixonada.

Ámen.

Porto, 21 de março de 2024