Covid-19: «Depois desta crise temos que sair melhores», disse o Papa, alertando para as crianças com fome e sem oportunidades de educação

Francisco afirmou que «a economia está doente»

Cidade do Vaticano, 26 ago 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que a pandemia Covid-19 colocou a sociedade “em crise” mas a opção é sair melhor ou pior e pediu para pensar nas crianças com “fome e falta de educação” para ajudar “a entender”.

“Que seja esta imagem das crianças com fome e falta de educação que nos ajude a compreender que depois desta crise devemos sair melhores”, pediu na audiência geral na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano.

O Papa alertou para as crianças que hoje estão a morrer à “fome devido a uma má distribuição da riqueza” e para as crianças que “não têm direito à escola, pelo mesmo motivo”.

“A pandemia colocou-nos em crise mas de uma crise não se pode sair igual, ou saímos melhores ou piores, essa é a nossa opção. Depois da crise continuaremos com esse sistema económico de injustiça social e de desprezo pelo cuidado do ambiente?”, questionou na catequese sobre ‘o destino universal dos bens e a virtude da esperança’.

Francisco salientou que a pandemia “pôs em evidência e agravou os problemas sociais”, especialmente a desigualdade, e exemplificou que se “alguns podem trabalhar de casa, para muitos outros isto é impossível”, nas crianças e “apesar das dificuldades” algumas continuaram “a receber uma educação escolar” mas muitas tiveram “uma brusca interrupção”, e enquanto as “nações poderosas podem emitir moeda para enfrentar a emergência”, para outras “significaria hipotecar o futuro”.

“É um vírus que provém de uma economia doente. É o resultado de um crescimento económico desigual, que é independente dos valores humanos fundamentais. A economia está doente”, acrescentou sobre as “desigualdades revelam uma doença social”.

“No mundo de hoje, muito poucas pessoas ricas possuem mais do que o resto da humanidade. É uma injustiça que clama aos céus”

Segundo Francisco, a propriedade e o dinheiro “podem servir ao desenvolvimento” mas alerta para a sua transformação “em fins individuais ou coletivos”.

“O homo sapiens deforma e torna-se uma espécie de homo economicus, um sentido menor, individualista, calculista e dominador”

“Esquecemos que sendo criados à imagem e semelhança de Deus, somos seres sociais, criativos e solidários, com uma imensa capacidade de amar. De fato, somos os seres mais cooperadores entre todas as espécies, e florescemos em comunidade, como se pode ver na experiência dos santos”, explicou.

O Papa alertou também que O Pontífice destacou também que, ao mesmo tempo, este modelo económico “é indiferente aos danos à casa comum” e alertou que se está “perto de superar muitos dos limites do planeta, com consequências graves e irreversíveis”.

“Desde a perda de biodiversidade e alterações climáticas, ao aumento do nível dos mares e à destruição das florestas tropicais. A desigualdade social e a degradação ambiental andam de mãos dadas e têm a mesma raiz do pecado de querer possuir e dominar os irmãos e irmãs, a natureza e o próprio Deus. Mas este não é o desígnio da criação”, desenvolveu.

O Papa explicou que Deus confiou a terra e os seus recursos à gestão comum da humanidade, que a dominasse “em Seu nome, cultivando-a e cuidando dela como se fosse um jardim, o jardim de todos” e “cultivar – lavrar, trabalhar, guardar -, significa proteger e preservar”, alertado que não se tem “uma carta-branca para fazer da terra aquilo que se quer”.

Francisco assinalou que por causa da pandemia e das suas “consequências sociais, muitos correm o risco de perder a esperança” e neste “tempo de incerteza e angústia”, convidou todos a “aceitarem o dom da esperança que vem de Cristo”, quem “ajuda a navegar nas águas tumultuosas da doença, da morte e da injustiça”.

“Desejando-vos uma fé grande para verdes a realidade com o olhar de Deus e uma grande caridade para vos aproximardes das pessoas com o seu coração misericordioso. Confiai em Deus, como a Virgem Maria! De bom grado abençoo a vós e aos vossos entes queridos”, disse o Papa Francisco aos fiéis de língua portuguesa na audiência transmitida pela televisão e meios digitais.

CB

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.