Conferência Episcopal: 50 anos do 25 de Abril e reparações financeiras a vítimas de abuso na agenda dos trabalhos da Assembleia Plenária

Bispos vão publicar também um documento sobre o Congresso Eucarístico Nacional e analisar o programa da visita Ad Limina

 

Lisboa, 08 abr 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa vai analisar na Assembleia Plenária que se inicia hoje em Fátima as reparações financeiras a vítimas de abuso sexual de menores e pronunciar-se, entre outros temas, sobre os 50 anos do 25 de Abril.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Comunicação da Conferência Episcopal Portuguesa, indica-se que, após as informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP, a agenda de trabalhos analisa o tema “proteção de menores e adultos vulneráveis: reparações financeiras”.

Entre os documentos que vão ser debatidos pelos bispos de Portugal está uma “Nota Pastoral a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974” e outra sobre o “5.º Congresso Eucarístico Nacional”.

A agenda da reunião refere também que os bispos vão fazer a “apreciação do Relatório da CEP” sobre o processo sinodal 2021-2024 e analisar o programa da Visita Ad Limina, que decorre entre os dias 20 e 24 de maio de 2024.

A Assembleia Plenária da CEP vai também tratar as “iniciativas de preparação e celebração” Jubileu 2025, fazer várias nomeações e apreciar o relatório de contas de 2023 do Secretariado Geral da CEP.

A reunião dos bispos de Portugal começa esta tarde com as palavras de abertura do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, às 16h00, e termina com uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, às 15h00.

A CEP, entidade representativa da Igreja Católica em Portugal, foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999, 2005 e 2023.

De acordo com o Direito Canónico, este é o agrupamento dos bispos das dioceses de Portugal que, sob a autoridade do Papa, “exercem em conjunto certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território”.

A Assembleia Plenária é o órgão colegial máximo da CEP.

PR

Check Also

OFEREÇO-TE A MINHA TRISTEZA

Há quem, por estar triste, julgue que não presta, menos ainda para se dar a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.