Comprometer-se com Cristo no interior da comunidade eclesial

A fé, a esperança e a caridade que, devidamente alimentadas e vividas, fazem de Cristo o centro da nossa vida, são virtudes teologais.

É no interior da comunidade de fé (a Igreja) que cultivamos e alimentamos essas virtudes.

É na oração comunitária que crescemos nessas virtudes. É no exemplo e na partilha das experiências de vida cristã, testemunhada na comunidade, que recebemos os estímulos para a nossa vida teologal.

«Vós sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamar as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável» (1 Pd 2,9). Fazemos parte integrante deste povo de que nos fala São Pedro. Este Povo, que pela sua fé, esperança e amor, dá testemunho no mundo, da luz admirável que nos vem de Cristo. Quanto mais nos identificarmos com a fé da Igreja, com a sua esperança e o seu amor, mais seremos chamados a comprometermo-nos com Cristo; e mais nos empenharemos em ser membros vivos, no interior da Igreja.

Autor:

D. Manuel Madureira Dias