Comprometer-se com Cristo é comprometer-se com a sua missão e com a missão da Igreja

«Existe uma ligação profunda entre Cristo, a Igreja e a Evangelização» (EN 16).

Como nos poderemos comprometer com Cristo e com a sua missão sem nos comprometermos com a Igreja? Ao comprometermo-nos com Cristo, comprometemo-nos com a Igreja e a sua missão.

«Ele amou a sua Igreja e entregou-se a si mesmo por ela» (Ef 5,25).

A Igreja, por seu lado, tem consciência clara sobre qual é o seu dever fundamental para com Cristo – «evangelizar»! (cf. EN59).

À medida que um cristão descobre, pela fé, as razões da sua esperança e o segredo do centro do seu amor, ele sabe que a sua fidelidade a Cristo passa necessariamente pelo seu anúncio. Mas anunciar a Cristo (evangelizar) é a missão de toda a Igreja. Tal missão nunca pode realizar-se como ato «individual e isolado», porque é «profundamente eclesial». O verdadeiro cristão não age evangelicamente se o não fizer «em união com a missão da Igreja e em nome da mesma» (EN60). É especialmente a vós jovens, que se pede um profundo compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. «É necessário que os jovens, bem formados na fé e na oração, se tornem cada vez mais os apóstolos da juventude» (EN72). Comprometer-se com Cristo pela fé, esperança e amor, elegendo-o como centro da vida cristã, é sentir o zelo da Igreja pela salvação dos homens, é empenhar-se com a vida na linha do Evangelho, é entregar-se à missão da Igreja de Cristo, através do empenho apostólico das comunidades a que pertencemos.

Autor:

1. Manuel Madureira Dias