CHAMADOS A SER IGREJA MISSIONÁRIA

Todos os anos, no mês de outubro, celebra-se o Dia Mundial das Missões que nos ajuda a tomar consciência da vocação missionária de toda a Igreja. Como cristãos, todos somos chamados e enviados a evangelizar.

A escolha dos doze apóstolos não fez deles um grupo fechado. São Lucas, no Evangelho, diz-nos que, logo a seguir, Jesus designou um grupo de 72 discípulos e enviou-os, à sua frente, a preparar-Lhe o caminho.

E as instruções que deu são semelhantes às que os apóstolos receberam. Isto significa que aquilo a que chamamos evangelização não é exclusivo de ninguém. É a missão da Igreja e, por conseguinte, de todos os seus membros. O objetivo da missão é bem claro e urgente: semear a paz e proclamar o reino de Deus. Por isso, Jesus não quer ver os seus discípulos fechados ou distraídos uns com os outros, mas empenhados em tudo o que faça crescer entre os povos a justiça, a fraternidade e a paz. Esta missão nunca será fácil. Haverá sempre lobos a dificulta-la. Jesus exorta-nos à fidelidade e perseverança e a levar para a frente a missão que nos foi confiada com simplicidade e alegria e com ânimo gratuito e desinteressado.

Os missionários que deixam a sua terra e dedicam a vida à evangelização noutras paragens vão em nome da Igreja e fazem ver aos cristãos que pelo batismo somos todos chamados a ser membros ativos na Igreja e que não podemos ficar de braços cruzados.

EVANGELIZAR É OBRA DE MISERICÓRDIA

Os bispos portugueses em 2008, escreveram um documento memorável, Como eu fiz, fazei vós também – Para um rosto missionário da Igreja em Portugal, em que fazem um forte apelo para que a Igreja em Portugal se torne toda missionária e pedem aos institutos missionários que contribuam para dinamizar o espirito missionário nas dioceses, nas paróquias e entre todos os cristãos. É esta a tarefa que temos pela frente.

O próprio Papa Francisco não se cansa de repetir que a Igreja para ser fiel à sua missão tem de ser «uma Igreja em saída». Na mensagem para o Dia Mundial das Missões 2006, ele diz que a celebração deste dia no Ano Santo da Misericórdia deveria ter um significado especial. O papa apresenta a obra da evangelização como uma grande obra de misericórdia que a Igreja realiza em favor de toda a humanidade, e convida-nos a todos, homens e mulheres e famílias, a «sair» de nós próprios, como discípulos missionários, fazendo render os nossos talentos para levar a ternura e compaixão de Deus a toda a família humana, especialmente aos que mais precisam. A Igreja é uma grande família em que cada um participa e dá o melhor de si para construir um mundo mais justos e mais fraterno.

Que Maria, a primeira missionária que trouxe Jesus ao mundo, nos torne capazes de levar Jesus aos outros.

Fonte:

Jornal Família Comboniana