Catequese: Bispo do Algarve afirmou que vocação dos cristãos é «da coragem, da audácia»

D. Manuel Quintas pediu aos catequistas que se considerem «sentinelas da manhã»

Faro, 28 jan 2019 (Ecclesia) – O bispo do Algarve afirmou que a vocação dos cristãos “não é a do medo nem a da mediocridade”, mas “da coragem, da audácia”, falando a 300 catequistas que celebraram o seu dia diocesano, em São Brás de Alportel.

“Não nascemos para uma vocação de mediocridade, mas de santidade que é totalmente o contrário”, disse D. Manuel Quintas, realçando que a vocação dos cristãos é “da coragem, da audácia, própria de quem se deixa conduzir pelo Espírito”.

Em informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo jornal ‘Folha do Domingo’, o bispo diocesano lamentou que haja “bastantes paróquias onde não há catequese” porque “não há crianças” e noutras existam crianças sem “catequese nem há catequistas”.

“Quero manifestar o meu reconhecimento, a minha gratidão como bispo da diocese por este encontro, pelo vosso serviço nas vossas paróquias”, acrescentou, na homilia da Missa, no salão da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

D. Manuel Quintas explicou aos agentes pastorais que só podem ser missionários naquele serviço à Igreja se tiverem um “encontro pessoal com Cristo” e o proporcionarem aos catequizando.

“Sem este encontro pessoal não há possibilidade de aderir à fé; Cristo é o centro do que somos e do que transmitimos”, acrescentou, realçando que os cristãos seguem uma pessoa e “não ideias” ou uma “doutrina”.

O bispo do Algarve sugeriu aos catequistas que no final de cada encontro respondam a duas perguntas de reflexão: “Nesta catequese que eu fiz com o grupo, encontrei-me verdadeiramente com a pessoa de Cristo? Proporcionei esse encontro àqueles a quem me dirigi?”

O padre espiritano Paulinus Anyabuoke apresentou uma reflexão ‘Igreja em Missão’; o sacerdote da Congregação dos Missionários do Espírito Santo regressou este ano pastoral ao Algarve onde está ao serviço das paróquias de São Brás de Alportel e Santa Catarina da Fonte do Bispo.

O presidente da Câmara de São Brás de Alportel partilhou uma “palavra de agradecimento” aos catequistas “pela missão, pelo trabalho que fazem com as crianças e jovens”.

Vítor Guerreiro destacou o “papel importante” destes agentes pastorais “na educação e na construção de uma sociedade melhor, mais solidária e mais justa”, contribuindo para a edificação de valores como a “igualdade” e a “integração”.

O Dia Diocesano do Catequista foi organizado pelo Sector da Catequese da Infância e Adolescência do Algarve, em colaboração com a paróquia local, e no encontro foram entregues os certificados de participação do Curso de Iniciação de Catequista de 2018

A Diocese do Algarve conta com mais de 900 catequistas na “formação de mais de 9 mil crianças e adolescentes”, em cerca de 80 paróquias, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

CB/OC