Home | Noticias | Caminhar

Caminhar

Caminho é uma das palavras que melhor traduz o percurso da nossa vida. Cada passo é um constante cair para construir e avançar.

O acto de caminhar é essencial para cuidar das dimensões principais do ser humano: corporal, mental e espiritual.


”Caminhar é o melhor remédio.” (Hipócrates)

Não há muitas dúvidas sobre o efeito positivo que caminhar é para a nossa saúde. Sabemos que faz bem ao coração e à saúde em geral. Eu próprio comecei a criar o hábito de caminhar 30 minutos por dia há mais de um ano e os resultados foram para além da saúde do corpo. Começou também a afectar a minha mente.


”No momento em que as minhas pernas começam a mover, os meus pensamentos começam a fluir.” (Henry David Thoreau)

Caminhar é um acto que facilita o vaguear da mente pelas ideias que nos passam pela cabeça. É um momento de pausa para nos encontrarmos com os nossos pensamentos. Quantas mentes não tiveram as suas melhores ideias enquanto caminhavam. Basta pensar na importância que as caminhadas tinham para Einstein, uma das mentes mais brilhantes do nosso tempo. E a clarificação da mente, abre ainda espaço a uma maior sensibilidade e consciência para a nossa dimensão espiritual.


”Aprendi que o espiritual está em oposição ao material, mas no bosque, os dois não são opostos, mas iguais. Caminhar reflecte isto. (Erling Kagge)

No Paraíso, Deus caminhava enquanto procurava por Adão. Caminhar é uma parte intrínseca da história do povo de Deus. Jesus não só caminhava pelo deserto, como “sobre as águas”, e ainda de terra em terra para dar a Boa Nova a todos.

Caminhar é um modo de rezar e de estar com Deus, e se o fizermos pela natureza descobrimos a unidade inextricável de um corpo espiritualizado e espírito corporalizado. Algo que abre o nosso horizonte para o sentido e significado de cada momento da nossa vida e a possibilidade de descobrir a presença de Deus em cada aspecto do mundo natural.

Não é preciso muito para iniciar este hábito. Basta começar com pouco tempo, nem que sejam cinco minutos por dia. O mais importante é a consistência e os efeitos duram uma vida e prolongam-na.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt

Autor: Miguel Oliveira Panão

Check Also

Seminário de Faro conta este ano com dois seminaristas da Arquidiocese de Évora

O Seminário de São José de Faro, instituição dedicada à formação dos futuros sacerdotes da …