Bispo do Algarve nomeou novos consultores da diocese e nova direção da Casa de Retiros

O bispo do Algarve nomeou no passado dia 15 deste mês a nova constituição do Colégio de Consultores, órgão que visa assistir o bispo no governo da diocese, e a nova direção da Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral.

O Colégio de Consultores é constituído por membros do Conselho Presbiteral nomeados pelo bispo diocesano por um período de cinco anos. Segundo o Código do Direito Canónico (Cânone 502), o Colégio dos Consultores deve ser formado por um número não inferior a seis nem superior a doze sacerdotes.

De acordo com a informação hoje divulgada, D. Manuel Quintas nomeou então para fazerem parte daquele órgão consultivo o cónego Carlos César Chantre, vigário-geral; o padre António de Freitas, vigário episcopal para a Pastoral e reitor do Seminário; o padre António Farias, vigário episcopal da região pastoral do sotavento; o cónego Mário de Sousa, vigário episcopal da região pastoral do barlavento e deão do Cabido da catedral de Faro; o padre Pedro Manuel, vigário Episcopal da região pastoral do Centro; o cónego Rui Barros Guerreiro, chanceler; o cónego Carlos de Aquino; e o padre Jorge Carvalho.

Ainda “tendo presente a necessidade da dinamização pastoral e administração patrimonial da Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral”, o “acordo entre a Diocese do Algarve e a Província Portuguesa da Companhia de Jesus” (jesuítas) e a “nova constituição da Comunidade Religiosa” algarvia dos jesuítas, o bispo do Algarve nomeou igualmente, depois de “ouvido o Superior Provincial” daquele instituto, o padre Gonçalo Machado, sacerdote jesuíta, como diretor daquela casa e o padre António de Freitas como administrador.

A dinamização pastoral e a administração da Casa de Retiros de Nossa Senhora do Rosário, em São Lourenço do Palmeiral, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, passou em 2018 a ser promovida pela comunidade algarvia dos jesuítas em colaboração com a Diocese do Algarve.