O bispo do Algarve convidou os católicos algarvios a fazerem desta uma “semana de oração diária pelas vocações de consagração”.

O pedido, feito este domingo durante a eucaristia a que voltou a presidir a partir do oratório do Paço Episcopal de Faro com transmissão na internet, surge no contexto da Semana de Oração pelas Vocações Consagradas que a Igreja começou ontem a celebrar e que se estende até ao próximo domingo.

D. Manuel Quintas lembrou que a iniciativa visa corresponder ao apelo de Jesus – “Pedi ao Senhor da messe que mande trabalhadores para a sua messe” –, pedindo-lhe “que dê à sua Igreja pastores segundo o seu coração”, “louvando por aqueles que já chamou, pedindo para eles o dom da fidelidade” e o “dom da disponibilidade” para continuarem hoje a “ser esses pastores que Ele tanto pede e que o povo precisa segundo o seu coração”.

Num vídeo (disponível acima), publicado ontem pelo Seminário da Diocese do Algarve – que em parceria com o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional promove um programa para assinalar esta semana – o bispo diocesano pede que a intenção das vocações seja incluída na oração pessoal e familiar a Deus. “Ele sabe muito bem como a Igreja, e particularmente a nossa Igreja diocesana, precisa de resposta a este apelo. Basta olharmos para os nossos párocos que, com muita generosidade e dedicação, levam para a frente a vida da nossa Igreja diocesana e também das vossas paróquias, para nos apercebermos como é urgente, mais uma vez, unirmo-nos nesta oração”, afirma.

D. Manuel Quintas explica que a oração deve ser feita “com fé, confiança, insistência, sem desistir, sem desanimar” e com a certeza de que Deus “escuta e atende”. Lembrando igualmente os consagrados através de profissão religiosa, que também “procuram diariamente responder-lhe com muita generosidade e dedicação”, exorta a “seguir também as orientações” de todos aqueles que na diocese algarvia “levam para a frente este setor da pastoral vocacional”. “Estou feliz porque eles têm um programa muito intenso, diário, para nos oferecer a todos, para nos ajudar a corresponder a este pedido”, refere ainda o bispo diocesano.

Fonte:https://folhadodomingo.pt