AUDIÊNCIA GERAL do Papa Francisco – Quarta-feira, 8 de Outubro de 2014

A Igreja, na sua peregrinação ao longo da história, sofre as insídias do maligno, que busca sempre dividi-la. Infelizmente, muitas vezes ele conseguiu seus intentos, gerando fraturas e separações pelas mais variadas razões, mas fundamentalmente devido à soberba e ao egoísmo presentes no coração dos homens. A verdade é que há divisões entre os cristãos: elas ferem a Igreja, que é o Corpo de Cristo. Durante a Última Ceia, Jesus clamou ao Pai, pedindo que seus discípulos permanecessem unidos; por isso, não podemos ficar indiferentes diante dessas separações. Em primeiro lugar, devemos unir a nossa oração à oração de Jesus pela unidade; depois, não nos fechemos ao diálogo e ao encontro, mas permaneçamos abertos a todos quantos creem em Cristo, mesmo que pensem de modo diverso. Sabendo perdoar e reconhecendo-nos parte de uma mesma família, acolhamos tudo aquilo que de positivo e válido se encontra nos cristãos das diferentes confissões ou tradições religiosas. Assim o nosso testemunho terá uma credibilidade maior no mundo de hoje.

Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente aos fiéis de Amarante e Viana do Castelo, aos membros da Federação Portuguesa de Folclore e Etnografia e da ACEGE, e a todos os brasileiros presentes nesta Audiência! Peço vossa oração para que cresçam a solidariedade e a colaboração entre os cristãos, dando ao mundo um testemunho comum de Jesus Cristo morto e ressuscitado por todos! Que Deus vos abençoe! Obrigado!