Antigo secretário pessoal do papa São João Paulo II ofereceu relíquia às irmãs Carmelitas Descalças

A comunidade algarvia das Carmelitas Descalças recebeu uma relíquia do papa São João Paulo II, oferecida pelo seu antigo secretário pessoal.

A oferta do pequeno pedaço de tecido com sangue do papa polaco foi feita pelo cardeal Stanisław Dziwisz, seu compatriota, por intermédio do padre Dariusz Pestka, também de naturalidade polaca, que trabalhou no Algarve, tendo assistido a comunidade carmelita descalça algarvia.

“Nós escrevemos uma carta ao cardeal e ele fez esta delicadeza de nos enviar uma relíquia de São João Paulo II”, explicou ao Folha do Domingo a irmã Lúcia Maria, madre superiora do Carmelo do Algarve, no Patacão (concelho de Faro).

A relíquia, que chegou há cerca de duas semanas ao Carmelo algarvio, será pela primeira vez apresentada à comunidade e colocada à veneração dos fiéis na vigília de oração que ali terá lugar na próxima sexta-feira, dia 1 de fevereiro, pelas 21h. “Durante toda a Jornada Mundial da Juventude tivemo-la no nosso coro para veneração das irmãs”, contou a irmã Lúcia Maria, acrescentando que no próximo domingo, 3 de fevereiro, também estará presente na celebração da eucaristia dominical com o padre Dariusz Pestka.

Aquela religiosa explicou que a relíquia, tal como acontece com as dos restantes santos que estão na posse das irmãs carmelitas, será posta anualmente à veneração pública no dia em que se celebra a memória litúrgica do respetivo santo, o que no caso de João Paulo II ocorre a 22 de outubro, data que assinala o dia de início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito papa.

Karol Jozef Wojtyla, eleito papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice, a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 2 de abril de 2005. Foi beatificado no dia 1 de maio de 2011 pelo papa Bento XVI e canonizado a 27 de abril de 2014 pelo papa Francisco.

 

Fonte: https://folhadodomingo.pt

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.