Algarve: «Não se faz uma pastoral sem as famílias» – D. Manuel Quintas

Bispo apresentou linhas orientadoras da diocese até 2020

Quarteira, 23 set 2017 (Ecclesia) – O bispo do Algarve apresentou este sábado na Quarteira o programa pastoral da diocese até 2020, subordinado ao tema ‘Anunciar o Evangelho da Família’ e que tem como grandes pilares “a família, os jovens e as vocações”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, durante o evento, D. Manuel Quintas salientou que estes temas correspondem à “ação missionária da Igreja” e àquilo que o Papa Francisco tem privilegiado “com insistência” ao longo do seu pontificado.

Como meios para alcançar uma maior aproximação às famílias, aos mais novos, ao desenvolvimento de novas vocações, o prelado realça a evangelização, a Palavra de Deus, como a grande “técnica”, embora a Igreja Católica deva “encontrar outros meios de o tornar conhecido”.

“Têm de ser as próprias famílias a anunciar a pessoa de Cristo às famílias, não se faz uma pastoral para olhar para as famílias sem as próprias familias”, acrescentou.

Neste sentido, o programa pastoral até 2020 desafia as comunidades a terem uma atitude tanto de “discípulo” como de “missionário”, e que as famílias anunciem Cristo e os seus valores através “do testemunho do seu amor e da sua vida em casal” e da capacidade de enfrentar as dificuldades”.

“As famílias não podem ver a primeira dificuldade como uma derrota à partida, que faz cair os braços e o casal parecer que não tem em si a energia e a capacidade de a ultrapassar”, sustentou D. Manuel Quintas, ambora reconhecendo que as dificuldades existem e que cabe à Igreja Católica saber estar próxima e apoiar os casais.

“A Igreja não pode viver abstraída do mundo e da realidade que é o mundo, com todas as suas convulsões, com todas as propostas que são apresentadas a diferentes níveis”, alertou.

Sobre a questão dos jovens e das vocações, o bispo do Algarve apontou que, à semelhança do setor da família, não se tratam de pastorais estanques, separadas.

“Tem de haver uma interligação, um envolvimento mútuo, porque se não não resulta”, completou.

Ao longo deste triénio, cada ano vai ter uma temática específica sendo o primeiro dedicado ao “anunciar o evangelho da família – fazer do anúncio da palavra a fonte inspiradora da vida da comunidade paroquial e de cada família (filhos)”.

No ano seguinte o pilar centra-se no “celebrar o evangelho da família – fazer da eucaristia o centro da vida (espiritualidade) da comunidade paroquial e da vigararia”, acrescenta a nota.

O último ano do triénio é dedicado ao “testemunhar o evangelho da família – fazer da caridade distintivo da igreja diocesana, presente nos gestos quotidianos e no testemunho da alegria nascida do encontro pessoal com Cristo”.

Sobre os resultados que se pretendem atingir, se em 2020 o bispo espera ter “famílias mais cristãs, mais jovens na Igreja e a região do Algarve ter mais vocações”, D. Manuel Quintas frisa que este programa “não trabalha para as estatísticas”.

“Vivemos o dia-a-dia com a confiança de quem se sente filho deste Pai que nos ama e que, certamente, se nós formos fiéis a esse amor e se soubermos também testemunhar esse amor, as famílias e o amor familiar também será enriquecido”, concluiu.

JCP