Algarve: D. Manuel Quintas pede a «participação presencial nas celebrações da fé»

O plano pastoral para 2020/2021,”Recomeçar a partir de Cristo” foi apresentado este sábado

DR

Quarteira, 19 set 2020 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, esteve este sábado na apresentação do plano pastoral para 2020/2021, sob o tema “Recomeçar a partir de Cristo” e pediu a participação nas “celebrações da fé de forma presencial”.

“Há que fugir à tentação do comodismo refugiando na participação virtual da vida da própria comunidade, a celebração da fé deve ser e é, acima de tudo uma celebração presencial, comunitária e relacional, de encontros feitos e comunhão de irmãos e, sem isso, esmorece”, disse D. Manuel Quintas. 

O plano pastoral para 2020/2021, sob o tema “Recomeçar a partir de Cristo”, pretende “dedicar especial atenção àquilo que são as necessidades da Sociedade e da Igreja algarvia nos próximos meses, àquilo que efetivamente é possível e seguro realizar, e compreendendo o que é verdadeiramente essencial para o viver cristão”.

No encontro deste sábado com representantes das vigararias, o bispo diocesano apontou a necessidade de “interpretar os sinais dos tempos”, numa realidade como o Algarve, “onde abundam zonas de sombra e mistério neste tempo de pandemia”.

O tema “Recomeçar a partir de Cristo” foi ainda explicado através de várias perspetivas a que D. Manuel Quintas reforçou ser a base da vivência da fé e a “linha da frente para vencer a indiferença”.

No plano pastoral consta ainda as “realidades prioritárias” que serão tidas em conta, neste ano como “a juventude”, “a iniciação cristã e (re)descoberta da fé”, “a espiritualidade” e “a formação dos leigos”.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.