Algarve: D. Manuel Quintas pede a «participação presencial nas celebrações da fé»

O plano pastoral para 2020/2021,”Recomeçar a partir de Cristo” foi apresentado este sábado

DR

Quarteira, 19 set 2020 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, esteve este sábado na apresentação do plano pastoral para 2020/2021, sob o tema “Recomeçar a partir de Cristo” e pediu a participação nas “celebrações da fé de forma presencial”.

“Há que fugir à tentação do comodismo refugiando na participação virtual da vida da própria comunidade, a celebração da fé deve ser e é, acima de tudo uma celebração presencial, comunitária e relacional, de encontros feitos e comunhão de irmãos e, sem isso, esmorece”, disse D. Manuel Quintas.

O plano pastoral para 2020/2021, sob o tema “Recomeçar a partir de Cristo”, pretende “dedicar especial atenção àquilo que são as necessidades da Sociedade e da Igreja algarvia nos próximos meses, àquilo que efetivamente é possível e seguro realizar, e compreendendo o que é verdadeiramente essencial para o viver cristão”.

No encontro deste sábado com representantes das vigararias, o bispo diocesano apontou a necessidade de “interpretar os sinais dos tempos”, numa realidade como o Algarve, “onde abundam zonas de sombra e mistério neste tempo de pandemia”.

O tema “Recomeçar a partir de Cristo” foi ainda explicado através de várias perspetivas a que D. Manuel Quintas reforçou ser a base da vivência da fé e a “linha da frente para vencer a indiferença”.

No plano pastoral consta ainda as “realidades prioritárias” que serão tidas em conta, neste ano como “a juventude”, “a iniciação cristã e (re)descoberta da fé”, “a espiritualidade” e “a formação dos leigos”.