Algarve: ACEGE vai refletir sobre a pobreza no mundo do trabalho

Faro, 10 out 2022 (Ecclesia) – O núcleo da ACEGE, a Associação Cristã de Empresários e Gestores, na Diocese do Algarve vai promover uma conferência que abordará o papel das empresas no combate à pobreza, esta sexta-feira, 14 de outubro, pelas 18h45 em Faro.

“Na realidade, segundo as últimas estatísticas, mais de um terço dos pobres em Portugal são trabalhadores, a maioria dos quais com vínculos estáveis e salários certos ao fim do mês”, contextualiza o núcleo algarvio da ACEGE, em comunicado, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Segundo a associação, a conferência, o tema ‘Semáforo da Pobreza: transformar o invisível em visível’, pretende contribuir para refletir sobre “como tornar visível esta realidade, como a ultrapassar” e “qual o papel que os empresários e gestores poderão desempenhar”.

O tema vai ser abordado a partir da metodologia ‘Semáforo da Pobreza’, desenvolvida para sinalizar situações de pobreza dentro das organizações, uma “nova ferramenta” se encontra em “fase de lançamento em Portugal”.

Os oradores são Diogo Alarcão, membro da direção executiva da ACEGE e coordenador do projeto ‘Semáforo da Pobreza’, e Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar do Algarve; para as inscrições existe um formulário online.

A conferência, de início do novo ano 2022/2023 na ACEGE Algarve, começa pelas 18h45, no salão paroquial de São Luís, em Faro, mas é precedida por uma Eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, às 18h00, na igreja, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

Associação Cristã de Empresários e Gestores – ACEGE, constituída em 1952, sob a denominação UCIDT – União Católica de Industriais e Dirigentes de Trabalho, é uma associação sem fins lucrativos e tem personalidade jurídico-canónica e civil, nos termos do artigo 10 da Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português e do Cân. 215 do Código de Direito Canónico.