ACENDER UMA VELA

Durante este mês de maio, e não só, há quem acenda uma vela em Fátima, junto da capela das aparições, ou então diante de alguma imagem de Nossa Senhora. E porquê?

Muitas pessoas, mesmo sem irem regularmente à missa, gostam de acender uma vela a Nossa Senhora ou a um santo da sua devoção. Pode acontecer que alguém não goste deste gesto de piedade e até o julgue supersticioso.

Não pensemos assim. As pessoas acendem uma vela como expressão de um pedido ou como agradecimento por uma graça concedida. É uma expressão da sua confiança em Deus, por intercessão de Nossa Senhora.

Acender uma vela em Fátima ou noutro lugar de oração é uma atitude que merece todo o respeito, embora se recomende que não se exagere no número de velas e no seu tamanho, como se a quantidade e o peso tivessem um efeito mágico.

A vela acesa como que prolonga no tempo a oração de louvor ou de petição do crente. Este retira-se para sua casa, desce da montanha do santuário e a vela fica a arder, a consumir-se lentamente, até se ir apagando.

PROLONGAR A ORAÇÃO

Pode acontecer que o crente se limite simplesmente a acender a vela. Entra no santuário, compra a vela, segue para o tocheiro, acende a vela, passa diante da capelinha das aparições e retira-se. Seria bom que, antes de se ir embora, fizesse uma breve oração. Sugerimos esta que apresentamos.

 

Senhor, ao olhar para a chama desta vela que acendo, peço-te que ilumineis a minha vida, sobretudo quando faz escuro.

Ao olhar para a cera a derreter-se, peço-te que derretas tudo aquilo que em mim é egoísmo, orgulho, impureza, maldade.

Ao sentir o calor da chama, peço-te que aqueças o meu coração para que ele ame o próximo como Jesus amou.

Ao ver que a vela se vai gastando totalmente, dando luz e calor, peço-te que eu saiba gastar a minha vida praticando o bem.

Ao acender a vela e ficar um momento em silêncio, peço-te que me ajudes a descobrir a beleza da oração. Amen.

Fonte:

Jornal Cavaleiro da Imaculada

Ano 55| nº 974| maio de 2015

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.