A verdadeira humildade

No início do caminho de Advento, o Papa Francisco indicou dois aspetos fundamentais para cada cristão: a tarefa a perseguir e o estilo a manter, centrando a sua reflexão no trecho do profeta Isaías (11, 1-10) proposto pela liturgia do dia.

Trata-se de um excerto, disse, que «fala sobre a vinda do Senhor, a libertação que Deus trará ao seu povo, o cumprimento da promessa». É o trecho em que o profeta anuncia que «brotará uma vara do tronco de Jessé». E sobre esta primeira expressão o Pontífice evidenciou que se fala de um «rebento» que é «pequeno como broto», sobre o qual contudo «pousará o espírito do Senhor, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, de conhecimento e de temor do Senhor», isto é, «os dons do Espírito Santo». Eis então o primeiro aspeto fundamental: «da pequenez do rebento à plenitude do Espírito. Esta é a promessa, este é o reino de Deus». Que, acrescentou Francisco, «começa na pequenez, vem de uma raiz, brota um rebento; cresce, vai em frente — porque o Espírito está ali — e chega à plenitude».

Uma dinâmica, observou o Papa, que se encontra também no próprio Jesus, o qual «ao seu povo na sinagoga de Nazaré» se apresenta do mesmo modo. Não diz: «Sou o rebento»; mas propõe-se com humildade e afirma: «O Espírito está sobre mim», ciente de ter sido enviado «para anunciar a boa nova, isto é, para os pobres».

A mesma dinâmica, disse o Pontífice, aplica-se à «vida do cristão». De facto, é preciso estar ciente de que «cada um de nós é um rebento daquela raiz que deve crescer com a força do Espírito Santo, até à plenitude do Espírito Santo em nós». E perguntou: «Qual seria a tarefa do cristão?». A resposta é simples: «Preservar o rebento que cresce em nós, cuidar do crescimento, conservar o Espírito. “Não entristeçais o Espírito”, diz Paulo».

Portanto, viver como cristão «é conservar o rebento, o crescimento e o Espírito e não esquecer a raiz». O Papa esclareceu: «Não esqueças a raiz, da qual vens. Recorda-te de onde vens, esta é a sabedoria cristã».

Se esta é a tarefa, «qual é o estilo?». Francisco explicou: «Vê-se claramente: um estilo como o de Jesus, de humildade». Com efeito, «são necessárias fé e humildade para crer que este rebento, este dom tão pequeno alcançará a plenitude dos dons do Espírito Santo. É preciso ter humildade para acreditar que o Pai, Senhor do céu e da terra, como diz o Evangelho de hoje, escondeu estas coisas aos sábios, aos doutores e revelou-as aos pequeninos». Na vida diária, humildade significa «ser pequeno, como o rebento, pequeno que cresce todos os dias, pequeno que precisa do Espírito Santo para poder continuar rumo à plenitude da própria vida».

De resto, explicou o Pontífice, «Jesus era humilde, Deus era humilde. Deus é humilde porque teve e tem muita paciência connosco. E a humildade de Deus manifesta-se na humildade de Jesus». Mas, acrescentou, é preciso esclarecer as ideias sobre o significado da palavra humildade: «Alguns acreditam que ser humilde é ser educado, cortês, fechar os olhos na oração…», ter uma espécie de «cara de santinho». Mas «não, ser humilde não é isto».

O próprio Francisco forneceu a chave interpretativa: «Há uma marca, um sinal, o único: aceitar as humilhações. Humildade sem humilhações não é humildade. Humilde é o homem, a mulher, que é capaz de suportar as humilhações como as suportou Jesus, o humilhado, o grande humilhado».

Eis o que põe à prova o cristão: «Muitas vezes, quando somos humilhados, quando nos sentimos humilhados por alguém, imediatamente temos a vontade de responder, de nos defendermos». Ao contrário, é preciso olhar para Jesus: «Ele permaneceu quieto no momento da maior humilhação». E de facto, disse o Papa «não há humildade sem a aceitação das humilhações». Portanto, «humildade não é só estar quieto, tranquilo. Não. Humildade é aceitar as humilhações quando chegam, como fez Jesus».

O cristão é chamado a aceitar «a humilhação da cruz», como Jesus que «foi capaz de conservar o rebento, o crescimento e o Espírito».

Não é simples nem imediato. O Pontífice recordou, a propósito, que certa vez ouviu uma pessoa brincar: «Sim, humilde sim, mas nunca humilhado!». Uma brincadeira, comentou o Papa, mas que «tocava um ponto verdadeiro». De facto, muitos dizem: «Sim, sou capaz de aceitar a humildade, ser humilde, mas sem humilhações, sem cruz».

Terminando a meditação, Francisco resumiu assim o seu pensamento do dia: «Preservar o rebento em cada um de nós. Cuidar do crescimento, conservar o Espírito, que nos levará à plenitude». Sem «esquecer a raiz. E o estilo? Humildade». Depois, acrescentou: «De que modo sei se sou humilde? Se sou capaz, com a graça do Senhor, de aceitar as humilhações». E exortou a recordar o exemplo de «tantos santos que não só aceitaram as humilhações mas pediram-nas: “Senhor, manda-me humilhações para que me assemelhe a ti, para ser mais parecido contigo”».

«Que o Senhor — concluiu — nos conceda a graça de conservar o pequeno rebento rumo à plenitude do Espírito, de não nos esquecermos da raiz, de aceitarmos as humilhações».

 

 

Fonte: www.vatican.va

 

PAPA FRANCISCO

MEDITAÇÕES MATUTINAS NA SANTA MISSA CELEBRADA
NA CAPELA DA CASA SANTA MARTA

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.