- Assim como Cristo é o Sacramento do Pai, a Igreja é o Sacramento de Cristo, que por ela continua presente e atuante no mundo e na história. Pela sua relação com Cristo, a Igreja é como que o sacramento e o sinal e também o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano.
- Enquanto «sinal» de Cristo, a Igreja conduz-nos ao que significa, isto é, a Cristo e por Cristo a Deus. A Igreja é uma realidade visível que Cristo formou neste mundo, como sinal sagrado da Sua presença; um sinal e também o meio de que Cristo se serve para dar a unidade e a santidade que Ele efetivamente confere por seu intermédio.
- Tal como Cristo é ao mesmo tempo o Filho de Deus e o Filho de Maria, verdadeiro Deus e verdadeiro homem; assim analogamente a Igreja é presença de Cristo e do Espírito Santo, portadora de dons do Céu, e ao mesmo tempo muito humana, muito da terra, porque Cristo e o Seu Espírito atuam nela por agentes humanos e por meio de coisas, sinais e ritos muito ligados às realidades comuns da vida humana: o pão, a água, o vinho, o óleo…
– Com o olhar da fé, como vejo a Igreja?
– Como sinto e vivo o mistério da presença de Cristo na Igreja?
– Que consequências tem na minha vida o saber-me membro da Família de Deus?