Felizes aqueles que creem sem ter visto !

A felicidade de acreditar sem ver

A última bem-aventurança é-nos dirigida. Acreditar sem ver. Não pondo condições ao Deus que é Fiel. Como Abraão «acreditar contra toda a esperança», aceitar na fé toda a provação. A fé não é cega ou insensata, não é fuga ou alienação. É certeza na Palavra d’Ele que não se engana, nem nos engana. É salto no abismo de Deus, confiados no seu amor de Pai. E mesmo quando tudo nos parece contraditório, vazio, sem sentido divino e humano, ter fé é dizer: apesar de tudo eu creio!
Só os fracos, os corações débeis, as almas anémicas, os espíritos duros, os imaturos espirituais, põem condições Aquele que, além de Senhor omnipotente, é Pai de infinito amor e de bondade máxima. Nada nos sucede sem a sua divina permissão.
No mundo da técnica, da ciência, tantas vezes ateia, da sociedade de consumo, da exigência do cálculo, da eficácia operatória… somos tentados a um materialismo ou a um racionalismo que nos mergulham na dúvida, na incerteza, na contestação, no vazio desesperador. O ter impõe-se sobre o ser, as trevas seduzem e arrastam e a fé vacila, torna-se obscura, semeia-se de trevas. Deixada a oração e a reflexão da Palavra que geram e alimentam o edifício interior, a fé torna-se frágil e exige condições a que não tem direito. «Felizes os que acreditam sem terem visto». Só acreditando se pode ter a felicidade de «ver» a Deus.

Check Also

Semana do Consagrado

[26 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024] REZAR A ESPERANÇA Vai realizar-se, de …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.