A FAMÍLIA EM EVANGELIZAÇÃO

Missão de evangelizar

«Nos diversos momentos da história da Igreja a família mereceu bem a bela designação sancionada pelo Vaticano II de Igreja doméstica. Isto quer dizer que, em cada família cristã, deveriam encontrar-se os diversos aspetos da Igreja inteira. Por outras palavras, a família, como a Igreja, tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido e donde o Evangelho irradia» (EN71).

Como evangelizar

Pelo testemunho: «A família cristã, sobretudo hoje, tem especial aliança pascal de Cristo, mediante a irradiação constante da alegria do amor e da certeza da esperança, da qual deve tornar-se reflexo: «a família cristã proclama em alta voz as virtudes presentes do Reino de Deus e a esperança na vida bem-aventurada» (FC52).

Pela palavra «A Boa Nova proclamada pelo testemunho da vida deverá, mais tarde ou mais cedo, ser proclamada pela palavra de vida. Nunca haverá evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados» (EN22).

A quem evangelizar

Os filhos: «Na família os pais sejam para os filhos, através do testemunho e da palavra, os primeiros mestres da fé» (LG11).

«O mistério da evangelização dos pais cristãos é original e insubstituível: assume as conotações típicas da vida familiar, entrelaçada como deveria ser com o amor com a simplicidade, com o sentido do concreto e com o testemunho do quotidiano» (FC53). «Portanto, a catequese precede, acompanha e enriquecr todas as outras formas de catequese» (CT 68).

Os «afastados»: «A Igreja doméstica é chamada a ser um sinal luminoso da presença de Cristo e do Seu amor, mesmo para os «afastados», para as famílias que já não vivem em coerência com a fé recebida: é chamada com o seu exemplo e com o seu testemunho a iluminar aqueles que procuram verdade» (FC 54).