A FAMÍLIA E A ORAÇÃO

«QUANDO DOIS OU TRÊS SE REUNIREM EM MEU NOME EU ESTOU NO MEIO DELES» (Mt 18,9)

 

A família que se reúne em oração tem Cristo consigo, pois a família que se reúne para a oração reúne-se em nome de Cristo. A oração familiar dos pais com os filhos é encantadora atrai as bênçãos de Deus: a bênção da paz e da harmonia, a bênção da saúde e da conformidade com a vontade de Deus, a bênção da estima mútua e da caridade cristã.

O pai e a mãe devem rezar pelos seus filhos, pedindo a Deus as graças de que precisam segundo a sua idade ou necessidades ocasionais.

Também os filhos devem rezar pelos pais numa atitude de gratidão e prova de amor e de dedicação. Este hábito, de rezarem uns pelos outros, une os membros da família entre si e une-os com Deus pelos laços santos da caridade cristã: e ao mesmo tempo será uma fonte inesgotável de graça do espírito e da vida cristã.

Os filhos são a “Primavera” da família e da sociedade, são um dom, o grande dom de Deus, uma bênção de Deus.

Todos os filhos, sem exceção, têm direitos fundamentais (desde o seio materno): direito ao AMOR, ao respeito, ao acolhimento, à contemplação a serem, viverem e crescerem sempre mais. O direito a serem ouvidos; o direito inviolável a poderem descobrir a Deus Omnipotente e fonte da vida que está na sua origem.

Os filhos existem porque os pais assim o quiseram, no exercício do que se chama a paternidade consciente e responsável. Decidir ser pai ou ser mãe é assumir o compromisso de tudo fazer para tornar felizes os filhos, criando-lhes sempre um clima de amor, de ternura, de compreensão e de carinho.

É dever dos filhos respeitarem e amarem os pais, apoiarem os pais, colaborarem com os pais, apoiarem os pais, sobretudo em situações de doença ou de velhice. É dever dos filhos honrar o nome que recebem dos pais e continuarem a sua obra.

A família tem de ser uma verdadeira comunidade de amor, onde cada um deve saber pensar mais nos outros do que em si, deve pensar mais em dar do que em receber, deve agir como quem se sente responsável pela felicidade daqueles com quem vive.

Autor: fr. José Carlos Vaz, op

Revista Rosário de Maria – ano 70| nº 740| outubro de 2014

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.