À beira-mar, tocados pela parábola

Acudiam centenas de pessoas, de origem diversa, para ouvir as palavras de Jesus. Ali, à beira-mar, eram tocados pela sua mensagem, muitas vezes transmitida em forma de parábola (parabole). A simplicidade, aliada à força imagética, certamente que tornaria as palavras cristalinas. Para todos? Talvez não. Naquele tempo, como hoje, nem todos querem ouvir, nem ser tocados. Mesmo que a terra seja fértil, a semente que se lança tem de ser cuidada para poder germinar.

Tal como os pães se multiplicaram para saciar quem necessitava, assim seja possível criar no coração dos homens o desejo por imitar, com acções, o sentido das parábolas. Em tempo de férias, para a maioria, sintamos esse apelo por querer ouvir e reflectir sobre a dinâmica da mensagem e a capacidade de ela nos transformar. Mas este também é um tempo de pandemia, em que o amor pelo próximo é uma condição essencial para enfrentarmos toda a complexidade que vivemos e que coloca em causa a dignidade humana.

Na verdade, continuamos a poder ouvir Jesus. Logo, cada um de nós pode semear a palavra, torná-la activa nas tarefas diárias e contagiar, com alegria, os que mais precisam de uma fonte de esperança.

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt

Autor: Joaquim Pinheiro, Diocese do Funchal

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.