A barca de Pedro

Sozinho, na Praça de São Pedro, o Papa abençoou a cidade e o mundo, em tempo de pandemia. Os sinos do Vaticano misturaram-se com o som das ambulâncias de Roma, dando ainda mais vida a uma mensagem clara: estamos todos no mesmo barco. Não aprendemos com as guerras, com a fome, com a miséria, com a crise ambiental, mas talvez aprendamos com este vírus.

“Acorda, Senhor”, disse Francisco. É também um grito para a humanidade, que perdeu o sentido de pertença comum: acorda!

Há que confessar: este momento é assustador. Estamos habituados a correr, toda a nossa vida tem sido definida pela (hiper)velocidade e não paramos por iniciativa própria, apenas porque fomos obrigados. Quero acreditar que muitos vão redescobrir o valor da pausa (e do que alimenta o espírito humano, não apenas a sua conta bancária), mas é preciso evitar que daqui a alguns anos tudo tenha voltado ao mesmo, a crise esquecida, a vida reduzida ao consumo, os ricos mais ricos e os pobres mais pobres…

Também há um plano microscópico que esta pandemia nos revela, e não é o vírus: o meu Eu. Um ser em busca de sentido, muitas vezes ameaçado pela velocidade a que se desenrolam os dias, debaixo do bombardeamento de estímulos e exigências que nem sempre são fáceis de cumprir ou satisfazer.

O que fica de nós quando nos esvaziamos do que nos rodeia? É uma questão fundamental que nos acompanha, de forma particular, nestes dias de isolamento social.

Somos definidos pelo que fazemos? Conseguimos viver sem ruído à nossa volta? Encontramo-nos vazios de nós? E conseguimos desatar os nós que as respostas a estas perguntas levantam?

Esta busca pessoal e comunitária precisa de valores que a guiem e enquadrem, para que as respostas façam sentido e o caminho seja identificável e, acima de tudo, percorrível em conjunto. É aqui que esta crise nos vai definir, como sociedade.

Fonte: 

Autor:https://agencia.ecclesia.pt

Octávio Carmo, Agência ECCLESIA

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.