A ARTE DE EDUCAR

No dia 31 de janeiro celebra-se a festa de S. João Bosco, um grande educador da juventude. O seu método educativo resume-se a três palavras: razão, religião e carinho. Inspirados neste jeito de educar, ousamos dar algumas sugestões aos pais.

– Os primeiros anos de vida são muito importantes. É por isso que popularmente se diz que «de pequenino é que se torce o pepino».

– As crianças como os adultos, têm temperamento, caráter, mudanças de humor. Deixai que algumas vezes se ponham furiosos.

– Sede pacientes e compreensivos com os vossos filhos. Quando éreis da sua idade, certamente fizestes aquilo que hoje vos pode irritar.

– Quando for necessário, tende a coragem de dizer «não». Eles necessitam de perceber que nem tudo vale para crescerem saudáveis.

– Reservai algum tempo do dia para estardes juntos. Criai um ambiente de alegria e de paz, onde eles se sintam bem.

– Acolhei em vossa casa os amigos ou amigas dos vossos filhos ou filhas. Necessitais de saber com quem eles andam mais vezes.

– Elogiai-os quando têm boas classificações ou ajudam em casa. Eles precisam de ser apreciados. Isso anima-os muito.

– Estai disponíveis para escutar os vossos filhos. Quando virdes que anda triste, verificai qual a causa do seu sofrimento.

– Escutai as suas opiniões acerca de decisões a tomar em família. Se é preciso dar um passeio, que eles tenham a palavra.

– Sede exigentes no cumprimento de regras tomadas como, por exemplo, quando se combina a que horas deve regressar a casa.

– Amai os vossos filhos mas, simultaneamente, que eles sintam que são amados pelos seus pais com um grande amor e ternura.

– Educai-os a ser solidários, ajudando-os a abrirem os olhos para a triste realidade da miséria material de tantas pessoas.

– Dai-lhes o testemunho de uma fé cristã vivida com alegria. Convidai-os a irem convosco às celebrações da comunidade.

– Tende como objetivo o mesmo que tinha São João Bosco: «Que eles sejam honrados cidadãos e bons cristãos».

 

Fonte:

Jornal Cavaleiro da Imaculada

Ano 56| nº 982| janeiro de 2016

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.