No dia 31 de janeiro celebra-se a festa de S. João Bosco, um grande educador da juventude. O seu método educativo resume-se a três palavras: razão, religião e carinho. Inspirados neste jeito de educar, ousamos dar algumas sugestões aos pais.
– Os primeiros anos de vida são muito importantes. É por isso que popularmente se diz que «de pequenino é que se torce o pepino».
– As crianças como os adultos, têm temperamento, caráter, mudanças de humor. Deixai que algumas vezes se ponham furiosos.
– Sede pacientes e compreensivos com os vossos filhos. Quando éreis da sua idade, certamente fizestes aquilo que hoje vos pode irritar.
– Quando for necessário, tende a coragem de dizer «não». Eles necessitam de perceber que nem tudo vale para crescerem saudáveis.
– Reservai algum tempo do dia para estardes juntos. Criai um ambiente de alegria e de paz, onde eles se sintam bem.
– Acolhei em vossa casa os amigos ou amigas dos vossos filhos ou filhas. Necessitais de saber com quem eles andam mais vezes.
– Elogiai-os quando têm boas classificações ou ajudam em casa. Eles precisam de ser apreciados. Isso anima-os muito.
– Estai disponíveis para escutar os vossos filhos. Quando virdes que anda triste, verificai qual a causa do seu sofrimento.
– Escutai as suas opiniões acerca de decisões a tomar em família. Se é preciso dar um passeio, que eles tenham a palavra.
– Sede exigentes no cumprimento de regras tomadas como, por exemplo, quando se combina a que horas deve regressar a casa.
– Amai os vossos filhos mas, simultaneamente, que eles sintam que são amados pelos seus pais com um grande amor e ternura.
– Educai-os a ser solidários, ajudando-os a abrirem os olhos para a triste realidade da miséria material de tantas pessoas.
– Dai-lhes o testemunho de uma fé cristã vivida com alegria. Convidai-os a irem convosco às celebrações da comunidade.
– Tende como objetivo o mesmo que tinha São João Bosco: «Que eles sejam honrados cidadãos e bons cristãos».
Fonte:
Jornal Cavaleiro da Imaculada
Ano 56| nº 982| janeiro de 2016