LEITURA I Dt 30, 10-14
Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo, dizendo:«Escutarás a voz do Senhor, teu Deus, cumprindo os seus preceitos e mandamentos que estão escritos no Livro da Lei, e converter-te-ás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma. Este mandamento que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance. Não está no céu, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós subir ao céu, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Não está para além dos mares, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós transpor os mares, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Sl 68 (69), 14.17.30-31.33-34.36ab.37 (R. cf. 33)
Refrão: Procurai, pobres, o Senhor
e encontrareis a vida.
A Vós, Senhor, elevo a minha súplica,
pela vossa imensa bondade respondei-me.
Ouvi-me, Senhor, pela bondade da vossa graça,
voltai-Vos para mim pela vossa grande misericórdia.
Eu sou pobre e miserável:
defendei-me com a vossa proteção.
Louvarei com cânticos o nome de Deus
e em ação de graças O glorificarei.
Vós, humildes, olhai e alegrai-vos,
buscai o Senhor e o vosso coração se reanimará.
O Senhor ouve os pobres
e não despreza os cativos.
Deus protegerá Sião,
reconstruirá as cidades de Judá.
Os seus servos a receberão em herança,
e nela hão de morar os que amam o seu nome.
_________________________________________________________________________________________
Ou
Sl 18 B, 8-11 (R. 9a)
Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração.
A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples.
Os preceitos do Senhor são retos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos.
O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são retos.
São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos.
LEITURA II Cl 1, 15-20
Leitura da Epístola do apóstolo são Paulo aos Colossenses
Cristo Jesus é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura; porque n’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas as coisas e n’Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos céus.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO Lc 10, 25-37
+ Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo são Lucas
Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: «Mestre, que hei de fazer para receber como herança a vida eterna?». Jesus disse-lhe: «Que está escrito na Lei? Como lês tu?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo». Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem. Faz isso e viverás». Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: «E quem é o meu próximo?». Jesus, tomando a palavra, disse: «Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio-morto. Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar’. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?». O doutor da lei respondeu: «O que teve compaixão dele». Disse-lhe Jesus: Então vai e faz o mesmo».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Jesus fala-nos em cada missa e lembra-nos o que é mais importante em nossa vida.
Nele residisse toda a plenitude
Na Carta aos Colossenses que líamos nesta missa aparece-nos um maravilhoso hino de louvor a Cristo que está aqui connosco nesta missa.
Ele é a imagem de Deus invisível. É verdadeiro Deus com o Pai. N’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra. É o modelo de toda a criação e nEle tudo subsiste.
Ele é a cabeça de toda a Igreja. A Ele estamos unidos pelo baptismo, formando com Ele um só Corpo.
Ele é a fonte de toda a graça, que Ele nos ganhou com o Seu sangue. Fá-la chegar até nós por meio dos sacramentos que Ele instituiu e entregou à Sua Igreja. Neles nos enchemos da graça para levarmos na terra uma vida nova, a de filhos de Deus.
Ele tem de ser o centro de toda a nossa vida. Temos de viver para Ele cada momento do nosso dia. Por Ele vamos ao Pai e toda a nossa vida se encaminha para Deus.
Temos de procurá-Lo nos sacramentos em especial na Eucaristia. Ali está vivo, quer ser o nosso alimento, que dá a vida eterna. Havemos de avivar em nós o desejo de comungar. Preparemos melhor a nossa comunhão avivando a fome de recebê-Lo. Aproveitemos mais intensamente o nosso encontro com Ele quando temos a dita de recebê-lO.
Ali não só recebemos a graça mas mergulhamos na fonte inexaurível da graça que nos diviniza, levando-nos a ser participantes da natureza divina como lembra o Apóstolo S.Pedro (2Ped 1, 4).
Para acolher bem a Jesus temos também a ajuda do sacramento da confissão que Ele nos deixou. Ali o Senhor nos lava e purifica. Ali nos fortalece com graças abundantes para a luta de cada dia para vivermos como filhos de Deus.
Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração
A nossa vida de cristãos há-de ser parecida com a de Cristo. Com Ele aprendemos a amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças, com todo o entendimento, como lembra o Evangelho.
Jesus fazendo-Se homem veio viver a nossa vida tal como ela é e ensinar-nos a viver como filhos de Deus. Ele é para nós o modelo que havemos de copiar. Ser santo é parecer-se com Jesus. Essa há-de ser a preocupação de toda a nossa vida.
“O meu alimento é fazer a vontade do Pai que Me enviou” – disse Ele (Jo 4,24). E disse também: “Eu faço sempre o que é do Seu agrado” (Jo 8,29).
Em cada momento procuremos fazer o que Deus quer, como Jesus. Temos de amar com obras. S.Josemaria quando jovem era capelão dum convento de religiosas, em Madrid. Quando lhes dava a comunhão ia repetindo baixinho: Senhor amo-te mais do que esta. E ouviu no seu interior de modo muito claro que o Senhor lhe dizia: obras são amores e não boas palavras.
Em todos os momentos do dia temos de perguntar ao Senhor: que queres que eu faça. E estar disponível para fazer o que nos pede. A santidade a que todos somos chamados não está habitualmente em fazer coisas grandes mas em oferecer as coisas pequenas muitas vezes insignificantes de cada momento e fazê-las com os olhos em Deus que nos vê.
Na lenda do rei Midas conta-se que ele transformava em ouro tudo o que tocava. Nós cristãos transformamos pelo amor tudo o que fazemos em algo de divino se estamos unidos a Jesus.
Encheu-se de compaixão
O amor de Deus completa-se com o amor ao próximo. “Quem não ama o seu irmão a quem vê como pode amar a Deus a quem não vê (1Jo 20”).
Como o bom samaritano temos de estar atentos aos que nos rodeiam para os ajudar nas suas necessidades. Não passarmos de lado como o sacerdote e o levita da parábola. Amar com obras é descobrir as suas necessidades e pôr da nossa parte tudo o que podemos: o nosso tempo, o nosso dinheiro, a nossa atenção amorosa. Sabendo ver a Jesus nos que nos rodeiam. “Tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber… – dirá Jesus aos bons no Juízo final (Mt 25,35-36).
Este amor manifesta-se muitas vezes em coisa muito pequenas: um sorriso, uma palavra que anima a prestar um pequeno serviço sem passar factura, passando despercebido.
Os primeiros cristãos procuraram viver a sério este amor. O Livro dos Actos diz que tinham um só coração e uma só alma. Dois séculos mais tarde Tertuliano conta que os pagãos comentavam admirados: Vede como eles se amam.
Uma das provas que amamos a Deus está neste amor aos que nos rodeiam. Temos de crescer no amor toda a vida. A luta pela santidade concretiza-se em viver melhor a caridade.
Na Eucaristia encontramos a força e o modelo para a caridade: Jesus dá-se a nós sem reservas e aprendemos com Ele a dar-nos mais generosamente uns aos outros.
Peçamos a Nossa Senhora que soube gastar-se totalmente no serviço de Deus e dos outros que nos ensine a imitar o Seu Coração Imaculado.
ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS
Caríssimos irmãos e irmãs:
Alarguemos os horizontes da nossa oração a todos os filhos de Deus e a todos os homens
que procuram respostas para as suas dúvidas e peçamos fervorosamente (cantando):
R. Escutai, Senhor, a oração do vosso povo.
Ou: Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor.
Ou: Deus omnipotente, vinde em nosso auxílio.
1. Pelas Igrejas do Oriente e do Ocidente,
para que descubram a plenitude do amor de Deus
e sejam fiéis à missão que Jesus lhes confiou,
oremos.
2. Pelos que não crêem em Deus,
para que, pela rectidão e sinceridade das suas vidas,
cheguem ao conhecimento do Senhor que os ama,
oremos.
3. Pelos que são roubados, espancados e maltratados,
e por todas as pessoas feridas em acidentes,
para que encontrem um bom samaritano no seu caminho,
oremos.
4. Pelos homens e mulheres agonizantes,
para que, unidos à Paixão redentora de Cristo,
cheguem purificados diante de Deus,
oremos.
5. Por nós mesmos que celebramos a Eucaristia,
para que o Senhor nos dê a graça de O procurar
e de cantarmos eternamente os seus louvores,
oremos.
(Outras intenções: enfermos que receberam a santa Unção; vocações …).
Senhor,Pai santo,
dai-nos a graça de cumprir os mandamentos que imprimistes no coração humano
e não deixeis que jamais nos esqueçamos de ver em cada homem o nosso próximo.
Por Cristo Senhor nosso.