LEITURA I – At 14, 21b-27
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias,
Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Icónio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, «porque __ diziam eles __ temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus». Estabeleceram anciãos em cada Igreja, depois de terem feito orações acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. Atravessaram então a Pisídia e chegaram à Panfília; depois, anunciaram a palavra em Perga e desceram até Atalia. De lá embarcaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para a obra que acabavam de realizar. À chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da fé.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – Sl 144, 8-13ab (R. 1)
Refrão: Louvarei para sempre o vosso nome,
Senhor, meu Deus e meu Rei.
O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos,
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.
Graças Vos deem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos.
Para darem a conhecer aos homens o vosso poder,
a glória e o esplendor do vosso reino.
O vosso reino é um reino eterno,
o vosso domínio estende-se por todas as gerações.
LEITURA II – Ap 21, 1-5a
Leitura do Livro do Apocalipse
Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido, e o mar já não existia. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da presença de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: «Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com os homens: eles serão o seu povo, e o próprio Deus, no meio deles, será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; nunca mais haverá morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu». Disse então Aquele que estava sentado no trono: «Vou renovar todas as coisas».
Palavra do Senhor.
EVANGELHO – Jo 13, 31-33a.34-35
+ Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo são João
Quando Judas saiu do Cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora foi glorificado o Filho do homem, e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
São Paulo anuncia Jesus
Paulo não era crente. Nem respeitava os que acreditavam em Jesus. Pelo contrário, procurava-os para os perseguir. Mas, a determinada altura, Jesus intervém, interpelando-o: « Saulo, Saulo, porque Me persegues? » ( Act 9,4 ) Paulo fica confuso e vê que, perseguindo os cristãos, estava a perseguir o próprio Cristo. Converte-se e torna-se num dos maiores apóstolos de todos os tempos, indo pelo mundo fora anunciar a salvação que Jesus a todos oferece.
A Primeira Leitura recorda que ele, acompanhado de Barnabé, se dirige à Pisídia, à Panfília, a Perga, a Atalia, a Antioquia… Assim, a semente da Palavra frutificou, gerando para a Fé inúmeros cristãos.
Com os seus sucessores, aderiram à Igreja povos de todos os continentes…
Hoje cabe-nos a nós a nobre missão de propor a toda a gente a Doutrina de Jesus.
Jesus deu-nos o Mandamento Novo
E qual é a Doutrina de Jesus? Qual é a Sua Lei?
Os homens elaboram leis e mais leis que são esquecidas ou transgredidas a toda a hora…
A Lei de Deus não é assim. Está contida em dez mandamentos. E estes são observados quando se pratica o mandamento novo, o Mandamento do Amor. Quem ama a Deus e ao próximo por Seu amor, cumpre toda a Lei.
E jesus continua a dizer-nos no Evangelho: « Nisto conhecerão que sois Meus discípulos: se vos amardes uns aos outros » ( Jo 13, 35 ).
Os primeiros cristãos viviam a sério o Mandamento do Amor. Quem dera que a nós, cristãos do século XXI, os que estão fora pudessem dizer como os daquele tempo: «Vede como eles se amam».
Quantos se resolveriam a viver como nós, convertendo-se à Fé cristã para jamais se separarem de Jesus!
O novo céu e a nova terra, de que nos fala a visão do Apóstolo São João na Primeira Leitura, anima-nos a perseverarmos na missão que o Senhor nos confiou.
Peregrinos a caminho do Céu
Na terra somos peregrinos. Caminhamos dia-a-dia rumo ao Céu.
Nesta peregrinação encontramos muitos que não vêem como nós porque não acreditam em Deus, nem acreditam na vida eterna. Precisam do nosso testemunho.
Nesta peregrinação encontramos muitos que, ora se entusiasmam, ora desanimam. Precisamos de os contagiar com o ardor da nossa Fé.
Nesta peregrinação encontramos muitos que, iluminados pela Luz divina, não se enganam no caminho e, apesar das dificuldades e provações, alcançarão a Meta: encontrarão o Senhor que os abraça e abençoa com Amor de Pai.
Nós estamos incluídos neste grupo porque Jesus, a Quem oferecemos a nossa vida, é tudo para nós.
A Virgem Maria que no dia 13 de maio de 1917 em Fátima, prometeu levar para o Céu, Jacinta, Francisco e Lúcia, caminha connosco para com Ela, no Amor de Jesus, vivermos felizes eternamente.
ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS
Caríssimos irmãos e irmãs:
Nós que escutámos a palavra de Jesus, elevemos até Deus as nossas preces pela Igreja e por todos os que sofrem, e digamos (ou: e cantemos), com toda a confiança:
R. Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Senhor, venha a nós o vosso reino.
Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.
Pela Igreja que caminha com os homens,
para que os ensine a amarem-se uns aos outros
na alegria de Jesus ressuscitado,
oremos.
Pelos responsáveis de todas as nações,
para que sirvam o bem comum com lealdade,
e os cidadãos reconheçam o seu trabalho,
oremos.
Pelos que sofrem muitas tribulações,
para que Deus enxugue as lágrimas dos seus olhos
e lhes mostre a sua misericórdia,
oremos.
Por aqueles em quem Deus faz maravilhas,
para que tenham um coração agradecido
e louvem sem cessar seu nome santo,
oremos.
Pela nossa assembleia dominical,
para que o Corpo de Cristo a alimente
e a caridade fraterna a faça crescer,
oremos.
(Outras intenções: Nossa Senhora; crianças que comungam pela primeira vez …).
Deus eterno e omnipotente,
que glorificastes o nosso Salvador e renovais todas as coisas em Cristo, fazei-nos cumprir o seu mandamento novo, para nos tornarmos, de verdade, seus discípulos.
Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.