8 de setembro de 2021- Festa da Natividade da Virgem Santa Maria

A Igreja celebra hoje a Natividade da Virgem Santa Maria. É uma oportunidade para todos nós que mantemos uma terna devoção a Nossa Senhora, n’Ela reflectirmos e meditarmos. Imitando-A e invocando-A receberemos, por Sua intercessão, as graças necessárias para sermos sempre bons cristãos.

Deus escolheu Nossa Senhora

Desde toda a eternidade Maria tinha sido a eleita de Deus para ser a Mãe de Seu Filho.

Deus escolheu um povo, preparando-o ao longo dos séculos, para acolher o Salvador do Mundo ( Primeira Leitura ).

Jesus, o Messias Salvador, nasceria de uma Mãe como os outros meninos, embora concebido pelo poder do Espírito Santo ( Evangelho ).

Essa Mulher bendita, Mãe de Deus e nossa Mãe, chamar-se-ia Maria, seria concebida sem pecado original e permaneceria sempre virgem.

Seus pais, Joaquim e Ana, foram os pais mais felizes do mundo. Imaginariam eles que Maria, sua querida filha, seria Mãe do seu neto Jesus, Salvador do Mundo?…

Alegremo-nos com o nascimento de Maria como se alegraram os seus conterrâneos, pegando nela ao colo, mimando-a de beijos, contemplando-a e ficando fascinados com a beleza daquela Menina.

 

Natividade de Nossa Senhora

Como celebrar hoje a Natividade de Nossa Senhora?!

Damos-Lhe os parabéns, prometendo que A vamos imitar e invocar.

Nossa Senhora nunca ofendeu a Deus. Procuremos também nós nunca O ofender, cumprindo sempre a Sua vontade.

A Sua pureza anima-nos a oferecer o nosso coração ao Senhor, sem nunca O trocar pelos vícios do mundo.

A Sua humildade leva-nos a tomar consciência de que sem Deus nada somos mas com Ele tudo podemos.

A Sua atenção à vida das outras pessoas para as ajudar e acompanhar indica-nos o caminho: amar a todos como Deus nos ama.

A Sua vida contínua de oração inspira-nos a viver sempre unidos ao Senhor na terra, pedindo-Lhe a graça de com Ele sermos felizes eternamente no Céu.

Neste dia e sempre consagremos-Lhe a nossa vida. E rezemos-Lhe muito. Ela é Mãe de Jesus mas também é nossa Mãe.

 

Oração a Nossa Senhora

Senhora, hoje é o dia dos Teus anos. E quantos pensamentos me surgem neste dia! Nasceste como outra criança qualquer. Teus pais ficaram imensamente felizes por verem as suas vidas perpetuadas na Tua vida. Teus parentes e amigos viram em Ti a menina mais formosa que jamais existiu neste mundo.

Mas, oh, se eles soubessem quem Tu eras! Com certeza Te receberiam de joelhos, prostrados por terra. Porque Tu tinhas sido a única excepção na humanidade: foste concebida sem pecado original. Teu corpo pequenino seria mais tarde o sacrário vivo de Jesus Menino. Tu serias a Mãe de Deus.

E eu agora que sei tudo isto, como Te admiro, como Te louvo, como Te quero!

Obrigado, Senhora! Obrigado porque desde sempre pensaste em mim!

Tantas coisas me tens dado, ó Mãe! Que Te vou dar, hoje, dia dos Teus anos?!

Não Te vou dar flores: elas murcharão dentro de dias. Não te vou dar dinheiro, nem prata, nem ouro: Tu não precisas.   Não Te vou escrever um belo poema: ficaria muito longe do que Tu mereces.

Que Te vou dar hoje, dia dos Teus anos?!…

Senhora, ofereço-me todo a Ti. De hoje em diante sou todo Teu. Aceita a minha oferta. Guarda-a bem junto do Teu coração de Mãe!

Check Also

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude voltam em outubro ao Algarve, ao fim de 11 anos

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz e o ícone de …