8 de setembro de 2015 – Festa da Natividade de Nossa Senhora

Brota do nosso coração um profundo agradecimento à Santíssima Trindade pelo grande e maravilhoso dom: a Virgem Maria.

Com Maria louvamos e bendizemos a Deus porque n’Ela e por Ela fez e faz maravilhas.

A Mãe de Deus é referência da vida, oferta da vida, apelo da vida e defesa da vida. Cada pessoa humana é a razão do Seu nascimento, presença, maternidade, intercessão, ajuda e consolo.

Maria ensina-nos que a vida é um dom maravilhoso e bênção generosa de Deus. O encontro com Deus torna a vida mais bela, com sentido, com fundamento, síntese do humano e do divino em nós.

Procuremos alegrar o Coração da Nossa Mãe. Felicitemo-la, neste seu aniversário, oferendo-nos por uma vida de santidade e de compromisso com Deus e com os irmãos.

Mistério da Vida

Na natividade da Virgem Maria aparece com mais encanto e beleza o mistério da vida que entronca no mistério de Deus. Essa Vida expressou-se numa linguagem tão próxima e humana: o Filho de Deus, Jesus Cristo.

Foi Maria que possibilitou tal no abandono fiel e ativo aos projetos de Deus. Mulher de fé abandonou-se inteira e plenamente ao Deus, a quem nada é impossível.

Mas na sua natividade transparece também com mais clareza o mistério de cada vida humana: linguagem de amor e projeto de Deus.

Deus espera que cada pessoa se abra em fidelidade e compromisso.

À luz deste acontecimento descobrimos que a vida humana não é só processo biológico, também ele impregnado da sabedoria divina, mas é sobretudo mistério profundo de amor e de sentido.

Daí a valorização da vida e da sua alta dignidade. Daí o apelo incessante de santidade, culminar de toda a construção humana. Daí instituições, estruturas e as diversas formas de governo serem vocacionadas para respeitar e colaborar no seu nascimento, no seu desabrochar e em todas as suas fases.

Mistério da Família

Na Natividade de Maria fica a revelação do Deus–Amor, Deus–Família. Deus que se revela como comunhão amorosa. Deus que envolve o ser humano nesta comunhão de vida e de amor.

Maria, pelo mistério da encarnação, permitirá a comunhão de Deus com toda a humanidade. N’Ela Deus tocou e penetrou na Humanidade, assumido condição humana.

Pelo seu nascimento se inaugura para os Povos, a Humanidade, o sentido de família: todos irmãos em Cristo, e n’Ele filhos do mesmo Pai.

Cada família humana é este sinal do mistério de comunhão trinitária. É mistério da comunhão trinitária com a humanidade e mistério de comunhão entre todos, iluminada pela Encarnação e Redenção operada em Cristo.

A família humana está chamada: a ser espaço de vida, de amor, de crescimento, de Deus e dos outros.

Mistério de Aliança.

O Povo da Antiga Aliança tem uma viva consciência da presença de Deus na sua caminhada histórica.

Reconhece nos sinais da vida a presença de Deus. Esta vida é revelada de forma maravilhosa na vinda do Filho de Deus, Jesus, o Messias, o Emanuel.

Toda a história da salvação, centrada na Encarnação do Filho de Deus e no Seu Mistério Pascal, exige esta referência ao acontecimento da natividade de Maria de Nazaré, início dos «novos tempos», começo de uma nova aliança estabelecida, por misericórdia de Deus, nesta maravilhosa Mulher.

A Natividade de Maria de Nazaré é convite a que aliança que celebramos com Deus em momentos marcantes da nossa vida nos ajude a assumir o mistério pascal, sentido último de cada vida humana: morte a todas as formas de pecado e atentados à vida; doação de vida, vitória da vida, plenitude de vida.

Viver é uma aventura maravilhosa, mas cheia de perigos e dificuldades.

Que Maria nos ensine e ajude a viver com alegria, a não ter medo da vida.

Nos ensine a viver o sofrimento da vida com esperança.

Maria de Nazaré nos ensine a fazer os outros felizes.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.