7 de março de 2021 – 3º Domingo da Quaresma – Ano B

LEITURA I Forma longa Ex 20, 1-17

 

Leitura do Livro do Êxodo

Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa de escravidão. Não terás outros deuses perante Mim. Não farás para ti qualquer imagem esculpida, nem figura do que existe lá no alto dos céus ou cá em baixo na terra ou nas águas debaixo da terra. Não adorarás outros deuses nem lhes prestarás culto. Eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus cioso: castigo a ofensa dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que Me ofendem; mas uso de misericórdia até à milésima geração para com aqueles que Me amam e guardam os meus mandamentos. Não invocarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não deixa sem castigo aquele que invoca o seu nome em vão. Lembrar-te-ás do dia de sábado, para o santificares. Durante seis dias trabalharás e levarás a cabo todas as tuas tarefas. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem os teus animais domésticos, nem o estrangeiro que vive na tua cidade. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso, o Senhor abençoou e consagrou o dia de sábado. Honra pai e mãe, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te vai dar. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não desejarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo nem a sua serva, o seu boi ou o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença».

 

Palavra do Senhor.

 

 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18 (19), 8.9.10.11 (R. Jo 6, 68 c)

 

Refrão: Senhor, Vós tendes palavras de vida eterna.

 

 

A lei do Senhor é perfeita,

ela reconforta a alma;

as ordens do Senhor são firmes,

dão sabedoria aos simples.

 

 

Os preceitos do Senhor são rectos

e alegram o coração;

os mandamentos do Senhor são claros

e iluminam os olhos.

 

 

O temor do Senhor é puro

e permanece para sempre;

os juízos do Senhor são verdadeiros,

todos eles são rectos.

 

 

São mais preciosos que o ouro,

o ouro mais fino;

são mais doces que o mel,

o puro mel dos favos.

LEITURA II 1 Cor 1, 22-25

 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Os judeus pedem milagres e os gregos procuram a sabedoria. Quanto a nós, pregamos Cristo cruficado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Palavra do Senhor.

 

 

EVANGELHO Jo 2, 13-25

 

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo, e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.

 

Palavra da salvação.

 

 

Reflexão:

  1. Os Mandamentos da Lei de Deus

 Proclamação da liberdade pessoal. «Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão.»

O “decálogo” abarca os dois parâmetros fundamentais da existência humana: a relação do homem com Deus e a relação que cada homem estabelece com o seu próximo.

Na verdade. Não somos seres isolados, mas membros de uma família que se iniciou na terra e vai continuar para sempre no Paraíso. A vida presente deve ser uma preparação para a vida eterna.

O Inimigo do homem tenta convencer-nos de que os mandamentos da Lei de Deus são peias que limitam a nossa liberdade pessoal e a felicidade a que aspiramos. Com uma natureza decaída pelo pecado, somos continuamente solicitados a ver em cada preceito mais uma limitação que nos incomoda, nos tolhe e nos impede de ser felizes.

Para mais, temos dentro de nós cúmplices do Inimigo que são as paixões desordenadas pelo pecado original: a sensualidade a gula; o apego aos bens que tende a tornar-nos escravos deles; e o exagerado culto do nosso eu, pela soberba. Vemo-nos maiores e melhores do que somos, na realidade.

Ser livre é escolher o melhor. Quando escolhemos a vontade de Deus é-nos pedido um acto de confiança nela, pela fidelidade, a inteira submissão ao querer do nosso Deus, mas recebemos, como recompensa, uma grande paz e alegria, pela liberdade conquistada.

Pelo contrário, aquele que cede à tentação de os transgredir acaba por ficar tolhido progressivamente na sua liberdade pessoal. Basta-nos pensar em alguém que se entregou à sensualidade ou à gula, se transformou em escravo dos bens materiais, ou ao apropriamento indevido dos bens alheios, ou ainda ao culto desorbitado de si próprio.

Os santos, pela sua fidelidade ao querer de Deus, são as pessoas mais felizes e livres que encontramos no nosso caminho.

A troca dos sinais de felicidade, levando-nos a procurá-la onde não a podemos encontrar, é uma arma perigosa que o Demónio usa contra nós.

 

  1. Necessidade de uma purificação constante

Quaresma, tempo de renovação interior. «Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas.»

Começamos um programa de vida com entusiasmo, mas aos poucos, vamos esmorecendo, precisamente porque a nossa força era o entusiasmo emotivo, e não a convicção profunda que brota da fé e do amor.

Somos como uma bola que sai das nossas mãos com grande velocidade, mas abranda, a pouco e pouco, a velocidade inicial.

Precisamos, por isso mesmo, de recomeçar constantemente.

 

Renovar é tornar novo, recuperar a vitalidade inicial. Que renovar na nossa vida?

 

  • Vida de oração. Entra facilmente na nossa oração a rotina que lhe tira a vida e a esvazia de qualquer sentido. Precisamos de recomeçar constantemente a rezar, procurando estar atentos e esforçando-nos para que o nosso coração fale, de facto, com Deus.

 

  • Trabalho. Ele oferece-nos três dimensões: santificar o trabalho, fazendo-o com perfeição; santificarmo-nos no trabalho, esforçando-nos por fazê-lo com o coração em Deus — sem preguiça, revolta ou desleixo e, sobretudo, fazendo o que Deus quer e não o que nos apetece; e santificar os outros com o trabalho, fomentando a amizade pessoal e procurando fazer do ambiente em que trabalhamos um lugar onde os outros se sentem alegres, realizados, de tal modo que se sintam aliviados do peso da fadiga.

 

  • Cuidado com os outros. Temos uma inclinação forte para nos fecharmos no nosso mundo egoísta e pensarmos e cuidarmos apenas de nós. Deste modo somos capazes de criar à nossa volta um ambiente frio onde todos se sentem mal.

 

Devemos contrariar esta inclinação doentia, mantendo com os outros uma ligação e atenção permanentes.

 

Quando falamos dos outros, entendemos em primeiro lugar a família — e dentro desta, o marido ou esposa e logo os filhos, ampliando, depois o arco de amizade. Estar nos “amores” dos outros, sacrificar os nossos gostos para que se sintam felizes, deixar de pensar em nós para viver os problemas dos outros, nem sempre é fácil, porque somos egoístas.

 

 

Oração Universal ou dos Fiéis

 

«Quando não se faz o primeiro escrutínio dos catecúmenos»

 

Irmãos e irmãs em Cristo:

Adoremos a Deus, com toda a nossa alma, e oremos, com os outros cristãos, pela Igreja, pelo mundo e por nós próprios, dizendo (ou: cantando), com alegria:

 

 

  1. Kýrie, eléison.

Ou: Renovai-nos, Senhor, com a vossa graça.

Ou: Salvador do mundo, salvai-nos.

 

 

  1. Pela santa Igreja, pelo Papa N. e pelos bispos,

para que falem de Cristo, o Salvador crucificado,

e anunciem a redenção que vem da Cruz,

oremos.

 

 

  1. Pelos servidores da paz e da justiça,

para que sejam honestos, imparciais e verdadeiros

e trabalhem pelo bem dos cidadãos,

oremos.

 

 

  1. Pelos cristãos do mundo inteiro e pelos Judeus,

para que adorem de coração sincero ao Deus único

e façam dos mandamentos a sua lei,

oremos.

 

 

  1. Pelos homens e mulheres de toda a terra,

para que não matem, não roubem e não mintam,

honrem os pais, amem o próximo e sejam justos,

oremos.

 

 

  1. Por todos nós e pela nossa comunidade (paroquial),

para que a atitude que Jesus tomou no templo

nos recorde que a casa de Deus é de oração,

oremos.

 

 

(Outras intenções: Cáritas nacional e diocesana; crianças que têm fome …).

 

 

 

Senhor, nosso Deus,

que nos reunistes nesta casa da Igreja para escutar e acolher a vossa palavra,

fazei de nós pedras vivas do templo novo que é o vosso Filho. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.

Check Also

31 de março de 2024 – Liturgia do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor – Ano B

LEITURA I At 10, 34a.37-43 Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.