7 de fevereiro de 2021 -5º Domingo do Tempo Comum – Ano B

A primeira leitura e o Evangelho tratam hoje do grande problema do sofrimento. Não é fácil darmos resposta ao problema do mal no mundo. Hoje ainda, apesar do progresso da medicina, da ciência e da técnica, continua a haver muitos doentes de todas as idades e condições com o covid 19, tristezas dos que envelhecem e dos que se sentem em solidão.

O sofrimento em si é um mal. Deus permite o mal mas não quer o mal do homem. Deus é pelo bem, pela felicidade, pela libertação, pela vida. Não encontramos explicação para o mal e temos que ter dele uma visão cristã. A vida de Cristo mostra-nos muito bem isto – Ele veio dar-nos a graça de poder transformar o sofrimento num bem. Já dizia o profeta Isaías o que nós hoje repetimos na aclamação ao Evangelho: “Ele tomou sobre Si as nossas dores e carregou com os nossos sofrimentos”. E o Trecho do Evangelho mostra bem que Jesus, depois de ensinar a Boa Nova na Sinagoga, curou a sogra de Pedro e muitos outros doentes. Mas com que poder fez Ele estas curas? Para mostrar bem a natureza da Sua Missão, Jesus retira-Se em oração para entrar em perfeita união com o Pai: Cristo liberta-nos do mal para nos levar até Deus.

À luz do Evangelho o sofrimento tem então um sentido redentor: assim como o sofrimento, a Paixão de Jesus e a Sua morte hão-de levar-nos à Ressurreição final em Cristo. Como diz São Paulo, na 2ª leitura, compete a todos nós a missão de pregar o Evangelho. Levemos pois aos nossos irmãos que sofrem a mensagem de hoje: nós os que sofremos mostremos aos outros o sentido cristão das nossas dores e todos ajudemos os que sofrem para encontrarem em Cristo esse sentido.

Check Also

28 de abril de 2024 – 5º Domingo da Páscoa – Ano B

“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”. No quinto Domingo da Páscoa, a Liturgia …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.