6 de outubro de 2019 – 27º Domingo do Tempo Comum – Ano C

LEITURA I Hab 1, 2-3; 2, 2-4

Leitura da Profecia de Habacuc

«Até quando, Senhor, chamarei por Vós e não me ouvis? Até quando clamarei contra a violência
e não me enviais a salvação? Porque me deixais ver a iniquidade e contemplar a injustiça?
Diante de mim está a opressão e a violência, levantam-se contendas e reina a discórdia?» O Senhor respondeu-me: «Põe por escrito esta visão e grava-a em tábuas com toda a clareza,
de modo que a possam ler facilmente. Embora esta visão só se realize na devida altura, ela há-de cumprir-se com certeza e não falhará. Se parece demorar, deves esperá-la, porque ela há-de vir e não tardará. Vede como sucumbe aquele que não tem alma recta; mas o justo viverá pela sua fidelidade».

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 94 (95), 1-2.6-7.8-9 (R.8)

Refrão: Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.

Vinde, exultemos de alegria no Senhor,
aclamemos a Deus, nosso Salvador.
Vamos à sua presença e dêmos graças,
ao som de cânticos aclamemos o Senhor.

Vinde, prostremo-nos em terra,
adoremos o Senhor que nos criou.
O Senhor é o nosso Deus,
e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:
«Não endureçais os vossos corações,
como em Meriba, como no dia de Massa no deserto,
onde vossos pais Me tentaram e provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras».

LEITURA II 2 Tim 1, 6-8.13-14

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo

Caríssimo: Exorto-te a que reanimes o dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de caridade e moderação. Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor, nem te envergonhes de mim, seu prisioneiro. Mas sofre comigo pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. Toma como norma as sãs palavras que me ouviste, segundo a fé e a caridade que temos em Jesus Cristo. Guarda a boa doutrina que nos foi confiada, com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO Lc 17, 5-10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela obedecer-vos-ia. Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires,
até que eu tenha comido e bebido. Depois comerás e beberás tu’?. Terá de agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer’.

Palavra da salvação.

 

Reflexão:

O mundo atual debate-se com muitos problemas, que têm trazido muita insegurança, graves atropelos aos mais elementares direitos do homem, sofrimento e mesmo receio de viver aos homens do nosso tempo. Como seres inteligentes que somos, queremos saber o motivo porque Deus, nosso Pai, omnipotente e infinitamente bom os consente. Por isso, encontramo-nos como que confundidos e invocamos o Senhor implorando-LHE que intervenha, a fim de repor a ordem nestas ocorrências tão preocupantes. E Ele, como Pai bondosíssimo que é, o quer fazer.
Assim aconteceu também no tempo dos israelitas, cujo relato escutaremos daqui a pouco. A resposta às nossas inquietações, é-nos dada nas leituras da Missa de hoje, às quais devemos prestar a maior atenção.

1. Importância da Palavra de Deus

“Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações.” A Palavra do Senhor é sempre muito importante. Hoje reveste-se de particular importância. Fala-nos do valor extraordinário da virtude sobrenatural da Fé, que levou Jesus a afirma “Se tivesses fé como…” Com esta virtude, encontraremos sempre a solução para os problemas e preocupações da vida. Como é importante que esta virtude seja grande na nossa vida!
Sabemos também que esta virtude sobrenatural da fé, será tanto maior quanto maior for também a confiança que tivermos no Senhor. Esta confiança deverá ser ilimitada e sê-lo-á na medida em que verdadeiramente conhecermos o Senhor, sabendo que Ele é omnipotente e infinitamente misericordioso, é a Bondade infinita e tivermos consciência da mesquinhez que nós somos. De facto ninguém ama a quem não conhece e só O podemos “conhecer” sendo pequeninos, humildes. Por isso Ele proclamou “Eu Te bendigo ó Pai porque revelaste estas verdades aos pequeninos…”.
Com as certezas que a fé nos dá, mesmo perante as maiores dificuldades que possam surgir, devemos manter a paz e tranquilidade, a total confiança no Senhor. Assim nos afirma o Profeta Habacuc na primeira Leitura da Missa de hoje.

2. Importância da virtude da humildade

A virtude sobrenatural da fé, fundamental para a nossa vida cristã, será tanto maior, quanto maior for também em nós a virtude da humildade. Seremos tanto mais humildes quanto mais verdadeiros. A verdade confirma que tudo o que temos e somos de válido, a Deus pertence. Nosso, nosso é só o pecado, o que deve ser motivo de ainda mais humildade. Devíamos pois com coragem e convicção afirmar que “somos servos inúteis…” Esta verdade deverá dar sentido à nossa vida. Vivemos para servir. Fomos criados por Deus para O conhecer, amar e servir. Na medida em que servirmos a Deus e aos irmãos, por Seu amor, estaremos a cumprir as funções para que fomos criados e consequentemente a construir e a usufruir a felicidade que só Ele nos pode dar. Servir é reinar.
A nossa real e verdadeira felicidade há-de surgir da consciência de termos sido úteis a alguém, de termos sido instrumentos de Deus para que alguém possa viver mais feliz.
Esta dependência total de Deus tem de ser uma consequência da nossa fé. Esta consciência é um dom de Deus que devemos agradecer – Segunda Leitura da Missa de hoje.

3. Importância de ser coerente com a fé.

Que o Senhor nos faça compreender esta doutrina maravilhosa para que vivendo sempre iluminados pela fé, possamos usufruir da tranquilidade e confiança que só o Senhor nos pode e quer dar, e então jamais teremos motivo para temer seja o que for. Afinal, todos os problemas com que o mundo se debate, surgem da falta de fé e consequentemente de não recorrermos a Quem nos pode e quer valer. Todas as tragédias humanas são fruto do cego orgulho humano. O mundo precisa de Homens com fé, como a que revelaram ter os que inicialmente sonharam com a União Europeia. De costas voltadas para Deus, as dificuldades económicas e sociais serão cada vez maiores. Que a verdadeira fé nos leve a estar mais atentos às necessidades do nosso próximo e a confiar na misericórdia infinita do Senhor. Vamos guardar e levar para a vida tão rica e proveitosa mensagem que o Senhor neste Domingo nos quis enviar. Por isso “se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações”.

 

Oração Universal ou dos Fiéis

Irmãos e irmãs:
Com o ardor da fé que o Senhor nos deu e que é capaz de fazer milagres,
vamos pedir-Lhe pela Igreja e pelo mundo, dizendo (ou: cantando), humildemente:

R. Abençoai, Senhor, o vosso povo.

Ou: Ouvi, Senhor, a nossa oração.

Ou: Pela vossa misericórdia, ouvi-nos, Senhor.

1. Pela Igreja santa de Deus,
para que anuncie a fé que leva à salvação
e revele aos homens os mistérios do Reino,
oremos.

2. Por aqueles que receberam o Espírito Santo,
o Dom de Deus que foi dado aos Apóstolos,
para que dêem bom testemunho de Jesus,
oremos.

3. Pelos justos que clamam ao Senhor
contra toda a violência e opressão,
para que a sua voz seja escutada,
oremos.

4. Pelos homens e mulheres do mundo inteiro
que não são respeitados na sua dignidade,
para que encontrem quem defenda os seus direitos,
oremos.

5. Pelos estudantes que iniciaram um novo ano,
para que em cada professor tenham um mestre
e nos pais os seus maiores amigos,
oremos.

6. Pelos membros da nossa assembleia de oração,
para que sirvam a Deus com alegria,
em casa, no trabalho e em toda a parte,
oremos.

(Outras intenções: escolas cristãs, professores, catequistas; defuntos …).

Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que enviastes o vosso Filho Jesus Cristo como servidor ao meio dos homens, dai-nos o seu Espírito e aumentai a nossa fé, para sermos fiéis no vosso serviço.
Por Cristo Senhor nosso.

Check Also

31 de março de 2024 – Liturgia do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor – Ano B

LEITURA I At 10, 34a.37-43 Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.