6 de outubro de 2019 – 27º Domingo do Tempo Comum -Ano C

O mundo atual debate-se com muitos problemas, que têm trazido muita insegurança, graves atropelos aos mais elementares direitos do homem, sofrimento e mesmo receio de viver aos homens do nosso tempo. Como seres inteligentes que somos, queremos saber o motivo porque Deus, nosso Pai, omnipotente e infinitamente bom os consente. Por isso, encontramo-nos como que confundidos e invocamos o Senhor implorando-LHE que intervenha, a fim de repor a ordem nestas ocorrências tão preocupantes. E Ele, como Pai bondosíssimo que é, o quer fazer.
Assim aconteceu também no tempo dos israelitas, cujo relato escutaremos daqui a pouco. A resposta às nossas inquietações, é-nos dada nas leituras da Missa de hoje, às quais devemos prestar a maior atenção.

1. Importância da Palavra de Deus

“Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações.” A Palavra do Senhor é sempre muito importante. Hoje reveste-se de particular importância. Fala-nos do valor extraordinário da virtude sobrenatural da Fé, que levou Jesus a afirma “Se tivesses fé como…” Com esta virtude, encontraremos sempre a solução para os problemas e preocupações da vida. Como é importante que esta virtude seja grande na nossa vida!
Sabemos também que esta virtude sobrenatural da fé, será tanto maior quanto maior for também a confiança que tivermos no Senhor. Esta confiança deverá ser ilimitada e sê-lo-á na medida em que verdadeiramente conhecermos o Senhor, sabendo que Ele é omnipotente e infinitamente misericordioso, é a Bondade infinita e tivermos consciência da mesquinhez que nós somos. De facto ninguém ama a quem não conhece e só O podemos “conhecer” sendo pequeninos, humildes. Por isso Ele proclamou “Eu Te bendigo ó Pai porque revelaste estas verdades aos pequeninos…”.
Com as certezas que a fé nos dá, mesmo perante as maiores dificuldades que possam surgir, devemos manter a paz e tranquilidade, a total confiança no Senhor. Assim nos afirma o Profeta Habacuc na primeira Leitura da Missa de hoje.

2. Importância da virtude da humildade

A virtude sobrenatural da fé, fundamental para a nossa vida cristã, será tanto maior, quanto maior for também em nós a virtude da humildade. Seremos tanto mais humildes quanto mais verdadeiros. A verdade confirma que tudo o que temos e somos de válido, a Deus pertence. Nosso, nosso é só o pecado, o que deve ser motivo de ainda mais humildade. Devíamos pois com coragem e convicção afirmar que “somos servos inúteis…” Esta verdade deverá dar sentido à nossa vida. Vivemos para servir. Fomos criados por Deus para O conhecer, amar e servir. Na medida em que servirmos a Deus e aos irmãos, por Seu amor, estaremos a cumprir as funções para que fomos criados e consequentemente a construir e a usufruir a felicidade que só Ele nos pode dar. Servir é reinar.
A nossa real e verdadeira felicidade há-de surgir da consciência de termos sido úteis a alguém, de termos sido instrumentos de Deus para que alguém possa viver mais feliz.
Esta dependência total de Deus tem de ser uma consequência da nossa fé. Esta consciência é um dom de Deus que devemos agradecer – Segunda Leitura da Missa de hoje.

3. Importância de ser coerente com a fé.

Que o Senhor nos faça compreender esta doutrina maravilhosa para que vivendo sempre iluminados pela fé, possamos usufruir da tranquilidade e confiança que só o Senhor nos pode e quer dar, e então jamais teremos motivo para temer seja o que for. Afinal, todos os problemas com que o mundo se debate, surgem da falta de fé e consequentemente de não recorrermos a Quem nos pode e quer valer. Todas as tragédias humanas são fruto do cego orgulho humano. O mundo precisa de Homens com fé, como a que revelaram ter os que inicialmente sonharam com a União Europeia. De costas voltadas para Deus, as dificuldades económicas e sociais serão cada vez maiores. Que a verdadeira fé nos leve a estar mais atentos às necessidades do nosso próximo e a confiar na misericórdia infinita do Senhor. Vamos guardar e levar para a vida tão rica e proveitosa mensagem que o Senhor neste Domingo nos quis enviar. Por isso “se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações”

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.