6 de março de 2019 – Quarta-feira de Cinzas

O caminho da Quaresma que hoje iniciamos é o caminho da Misericórdia numa laboriosa identificação com Cristo.

As cinzas derramadas sobre o nosso corpo exigem um coração de humildade que sabe cantar as maravilhas de Deus. Um coração que se reconcilia para viver a eficácia da misericórdia. Um coração que se dá e se gasta pelas pessoas, pelos irmãos.

Deixemo-nos tocar pelo dinamismo interior que a misericórdia de Deus nos impele no itinerário da santidade.

Converter o Coração

A linguagem do Profeta é tão clara e tão forte: rasgai o vosso coração. Rasgar bem dentro, aí onde não há fuga possível, onde sabemos que somos, aí onde sabemos das nossas verdadeiras intenções! Rasgar para purificar, limpar, mudar, converter.

Mas também pode ser o convite a ser discípulo que aprende a viver de amor autêntico: a não guardar nada para si. A colocar tudo escancarado diante de Deus. A dar-se a Deus, esvaziando-se. A dar-se aos irmãos em sacrifício, para amar sem esperar nada em troca!

A mesma ideia em Paulo: deixai-vos reconciliar com Deus! Quem centraliza sua vida no Pai descobre o dom supremo de Seu Filho. Ele, sendo Deus, se despojou, assumindo a condição de servo. E na cruz, seu coração, foi rasgado como sinal de doação plena e total.

Percurso da Páscoa: a Misericórdia.

Este é o segredo da quaresma rumo à páscoa: uma vida tocada pela misericórdia, pelo amor verdadeiro. O coração mergulhado na miséria, na fragilidade. Um amor a partir da zona sombria, doente, frágil, de pecado. Quem nos ama a partir daí? Um amor único: Deus! E todos os que nascem de Deus!

No fundo é viver na sabedoria do Evangelho de hoje: O Pai que vê no segredo! Sim é o percurso da páscoa, a luta contra a hipocrisia. Sim o hipócrita não acreditar no amor. Não gosta de si, não conhece Deus, ludibria os irmãos, destrói a Aliança!

É a hipocrisia essa realidade que destrói a verdadeira mudança, que apaga o urgente profetismo. É esse pavor à verdade da zona escura do coração humano, o medo da insegurança da leveza. É essa incompreensão do dom, da graça, da misericórdia. Por isso a hipocrisia anseia promoção, jogo, aparência, êxito. Ela serve-se de tudo mesmo o mais sagrado: a oração, a esmola, o jejum.

O percurso da misericórdia é a verdade de um amor único que tocando a nossa miséria nos molda na humildade, no despojamento, no dar-se alegre e generoso para servir em silêncio de acolhimento da vontade do Pai que tem tripé de verdadeiras relações geradoras de vida, de autenticidade, de evangelho.

Lavados e Perfumados.

A palavra de Deus dá-nos um conselho maravilhoso. Lavar-se e perfumar-se. Só o Pai descobre a beleza de uma vida. Só o Pai lava e perfuma como ninguém os espaços da nossa miséria. Só o Pai é capaz de beijar o nosso nada e a nossa fragilidade. E para ser claro nessa lavagem quis fazê-la em Seu Filho que lavou, beijou, curou…amou com rosto e mãos humanas!

Pedro também aprendeu o que significava ser lavado por Jesus! Foi tocado e amado…foi limpo!

Perfumados pela unção que nos faz saborear a páscoa de Cristo! Perfume que deixa o ambiente com o desejo da realização plena e do culminar pleno da Páscoa de Cristo.

Perfume que irradia a beleza do mistério trinitário de Deus. Perfume que torna presente o rosto amável de Cristo ressuscitado. Perfume que revela a presença de quem foi batizado em Cristo. Perfume que se revela em obras de misericórdia