Faro, 6 de abril de 2020
Segunda-feira da Semana Santa

Estimados paroquianos,

Eis-nos já na Semana Santa!

Numa catequese que preparei sobre a filha de Jairo (Mc 5, 21-43), nos materiais com que a preparei concluía-se: a nossa urgência não força a mão, acção ou intervenção de Jesus. É o convite a viver no nível da esperança que Jesus abriu. A fé provada leva a mudar o nosso horizonte de compreensão da realidade que nos envolve. A fé reforça-se quando aceitamos confiar mais no ponto de vista de Deus do que nos horizontes humanos.

Há dois mil anos atrás, por estes dias, Maria e os Discípulos acompanharam um episódio para o qual não sabiam o final. Viram a Paixão. Sofreram com a Paixão do Senhor. Ainda lhes faltava o Domingo da Ressurreição. Estariam mais paralisados…

Nós conhecemos o fim desta história porque já conhecemos o Domingo da Ressurreição: sabemos que Jesus venceu, ressuscitou… Busquemos, neste momento, nesta vitória sobre o desespero e a morte, alento para a nossa vida.

Estamos privados de celebrar comunitariamente as Celebrações da Semana Santa. Mas, via televisão, rádio, ou redes sociais, podeis viver estes mistérios da vida de Jesus. Desde a nossa Catedral, o nosso Bispo preside às celebrações. Procurai a partir da “Folha de Domingo” no facebook e youtbe.

Reforço o pedido de continuarmos a rezar o Terço diariamente. A pedir pelos enfermos e suas famílias, pelos profissionais de saúde, pelo discernimento dos nossos governantes, e todos as autoridades e empresas que garantem o básico da nossa vida.

O Padre Mário preparou materiais especialmente para a catequese que já foram enviados para os catequistas, aproveitai.

Muito em breve estaremos todos juntos!

Com estima,
Pe. Rui